Ouvindo...

Após um ano de luta, influenciadora com câncer terminal morre aos 21 anos

Dominique McShain tinha câncer de cólon em estágio terminal. A jovem compartilhava a rotina de seu tratamento no Tiktok e Instagram

Dominique McShain, de 21 anos, compartilhava sua rotina no Instagram e no Tiktok

Após um ano de luta, influenciadora Dominique McShain morreu aos 21 anos. Nascida na Nova Zelândia, a jovem vivia com câncer de cólon, também conhecido como câncer colorretal, em estágio terminal e estava em cuidados paliativos. A informação foi confirmada pela revista People.

Dominique McShain foi diagnosticada com câncer em abril de 2024. A jovem compartilhou um relato emocionado no Instagram e revelou ser sua última postagem. De acordo com Dominique, o câncer estava evoluindo rapidamente e ela não conseguiria seguir com nenhum tratamento, incluindo a quimioterapia.

“Quero ser direta com todos vocês: esta será minha atualização final sobre minha jornada com o câncer até meu falecimento. Recentemente, recebi um prognóstico de apenas alguns dias a algumas semanas de vida. Meu fígado está falhando rapidamente, a ponto de causar icterícia, e o câncer está progredindo rapidamente”, disse ela no início de abril.

A jovem continua o texto dizendo que seguiria com cuidados com foco no alívio da dor e no controle dos sintomas. “Neste momento, fiz a transição para os cuidados paliativos, com foco no alívio da dor e no controle dos efeitos colaterais, com muito tempo gasto tanto no hospital quanto em instalações de cuidados paliativos” , explicou a influenciadora que vivia na Nova Zelândia.

A influenciadora começou a compartilhar a rotina e o tratamento na internet em maio de 2024. Na época, ela teve que paralisar os estudos e trabalho para poder seguir com o tratamento. Em um primeiro vídeo, a jovem explicou que o câncer havia se espalhado para o fígado e que sua expectativa de vida era de um a cinco anos.

“Até duas semanas atrás, eu era estudante do terceiro ano de psicologia e queria cursar psicologia clínica eventualmente. E isso levaria mais cinco anos de estudo”, disse ela um um vídeo introdutório publicado na época.

A jovem contou na época que queria deixar um legado que pudesse beneficiar pessoas. “Eu queria fazer a diferença de alguma forma, deixar algo para trás e, quem sabe, ajudar as pessoas”, disse McShain. “Sei que o câncer de cólon está se tornando cada vez mais comum entre os jovens, então eu realmente queria compartilhar meus sintomas e conscientizar as pessoas.”

Nesse meio tempo, a jovem acumulou mais de 200 mil seguidores entre Instagram e Tiktok. Dominique McShain também noivou e casou com Sean Susan. A celebração do casamento foi em 12 de julho e a jovem passou a lua de mel na Tailândia.

“Quando recebi o diagnóstico de câncer terminal, descobri que nunca poderia ter filhos, o que é algo tão normal que as pessoas podem fazer”, disse McShain. “Senti que isso me foi tirado. O privilégio de envelhecer me foi tirado, como tantas outras experiências de vida. Mas uma coisa que eu podia fazer e que era normal na vida era ficar noiva e me casar.”

Em sua última postagem no Instagram, a jovem comentou acreditar que aproveitou cada momento da vida e agradeceu o apoio dos familiares, em especial ao marido.

“Minha vida pode ser curta, mas eu realmente acho que aproveitei cada pedacinho dela. Ganhei na loteria com uma família que me ama incondicionalmente, amigos que doariam um fígado para mim com 10000% de certeza ou fariam qualquer coisa que pudessem (e provavelmente discutiriam sobre quem faria isso), e o marido mais doce, Sean, que tem sido meu porto seguro em tudo — antes e depois do meu diagnóstico.”

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas