Cientistas descobriram o fóssil de um mamífero, o “Yeutherium pressor”, na Patagônia chilena, que viveu na era dos dinossauros. O crânio é do menor mamífero desse período encontrado nesta parte da América do Sul, quando a região fazia parte do antigo bloco continental de Gondwana.
O animal era do tamanho de um pequeno rato e teria pesado entre 30 e 40 miligramas, vivendo durante o período Cretáceo superior, há cerca de 74 milhões de anos. O pedaço de crânio foi localizado no vale do Rio de Las Chinas, na região de Magalhães, cerca de 3 mil km ao sul de Santiago.
Apesar da semelhança com um pequeno roedor, estima-se que o “Yeutherium pressor” tenha sido um mamífero que colocava ovos, como o ornitorrinco, ou tinha filhotes como os marsupiais, como cangurus ou gambás. Além disso, pela forma do dente encontrado, provavelmente tinha uma dieta de vegetais relativamente dura.
A descoberta, realizada por especialistas da Rede Paleontológica da Universidade do Chile e do centro de estudos Núcleo Milênio Evotem, foi publicada neste mês na revista científica britânica Proceedings, da The Royal Society B.