O falecimento do Papa Francisco nesta manhã, às 7h35 (horário da Itália), marca o fim de uma era de simplicidade e proximidade na Igreja Católica. O Padre Simon Pietro Russo, da Paróquia Santa Maria Maggiore, em Roma, compartilhou suas experiências pessoais com o pontífice em entrevista à Itatiaia nesta segunda-feira (21).
Padre Simon, que reside em Roma há três anos, descreveu seu primeiro encontro com o Papa Francisco: “Foi uma surpresa maravilhosa, a Basílica vazia, porque o Papa fazia assim, não avisava. Quando ele chegou perto de mim, ele falou: ‘Esse é o novo pároco daqui’, e veio me cumprimentar’’.
O sacerdote informou que os
Padre Simon também compartilhou momentos de encontros regulares com o Papa Francisco, destacando sua abertura ao diálogo. ''Ele nos encontrava regularmente. Lembro de um encontro em uma pequena sala da Basílica de Santa Cruz em Jerusalém, onde ele falou: ‘Estamos entre nós, vocês perguntam, vamos dialogar’''.
O legado de Francisco
Ao ser questionado sobre o legado do Papa Francisco, Padre Simon não hesitou: ‘
Ele ressaltou que esse é um legado muito forte para a Igreja Católica, enfatizando o contato do Papa com as pessoas comuns.