Ouvindo...

Terremoto em Mianmar e Tailândia deixa mais de mil mortos; número pode ultrapassar 10 mil

Em Mianmar, várias casas, prédios, pontes e centros religiosos gera desabaram e deixaram várias pessoas soterradas

Terremoto de magnitude 7.8 ocorreu no início da manhã desta segunda

O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar e a Tailândia na sexta-feira (28) já deixou mais de mil mortos e centenas de feridos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o número de óbitos deve ultrapassar 10 mil.

O epicentro do tremor foi a 16 km da cidade de Sagaing, Mianmar, a uma profundidade de 10 km, por volta das 12h50 locais (3h20 no horário de Brasília), informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Em Mianmar, várias casas, prédios, pontes e centros religiosos gera desabaram e deixaram várias pessoas soterradas.

O terremoto foi muito intenso porque ocorreu em pouca profundidade e foi sentido a 1.000 km do epicentro, em Bangcoc, capital da Tailândia.

O último balanço oficial é de 1.007 mortos e 2.389 feridos em Mianmar, a maioria na região de Mandalay, a segunda maior cidade do país. As informações divulgadas neste sábado (29). O número de óbitos pode aumentar.

Leia também

Ainda em Mandalay, com mais de 1,7 milhão de habitantes, mais de 90 pessoas podem estar soterradas nos escombros de um prédio residencial de 12 andares, de acordo com a Cruz Vermelha.

A junta militar que governa o Mianmar fez um apelo por ajuda internacional e declarou estado de emergência em seis regiões do país.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde