Ouvindo...

Veja fotos e estragos causados por terremoto em Mianmar que deixou mortos e feridos

Geofísico dos EUA alerta sobre a possibilidade de mais tremores secundários que podem atingir Mianmar; número de mortos deve aumentar segundo governo local

Veja fotos de locais em Mianmar atingidos por terremoto nesta sexta-feira (28).

O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar deixou três mortos e diversos feridos nesta sexta-feira (28). Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram os estragos causados. Autoridades tailandesas declaram que a capital Bangkok está em uma “zona de emergência”, onde as mortes foram registradas.

Dezenas de pessoas estão desaparecidas após o prédio em construção desabar. Equipes de resgate também estão procurando por pessoas desaparecidas em outro prédio de três andares que também foi atingido em Bang Khun Thian. Cães policiais foram mobilizados para auxiliar nas operações de busca, junto com drones, segundo o vice-primeiro-ministro Phumtham Wechayachai em coletiva.

Ele disse que a principal prioridade era resgatar o máximo de sobreviventes possível e que é preciso ter extrema cautela. “Se algum sinal de vida for detectado, os socorristas baterão e marcarão a área”, disse ele, acrescentando que equipamentos pesados só seriam usados quando houvesse uma localização clara de um sobrevivente, segundo a BBC.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há relatos de “danos significativos” na região central de Mianmar. A Cruz Vermelha menciona estradas e prédios públicos afetados. Voos da companhia aérea estatal, a Myanmar National Airlines, foram cancelados. O tremor foi sentido até mesmo do outro lado da fronteira, na montanhosa província de Yunnan, no sudoeste da China.

Vale lembrar que Mianmar é uma das nações mais pobres da Ásia, que passou grande parte de sua história recente sob regime militar, tem um longo e problemático histórico de dificuldades para responder a grandes desastres naturais.

Terremoto tem magnitude semelhante ao tremor de 2023 na Turquia

O terremoto de magnitude 7,7 que abalou o centro de Mianmar é quase tão forte quanto o tremor que abalou a Turquia e a Síria há dois anos, segundo o geofísico do Centro Nacional de Informações sobre Terremotos dos EUA. Em entrevista a CNN Internacional, ele confirmou que ele e seus colegas classificaram o terremoto como um evento de “alto impacto”.

“Consideramos um evento vermelho porque há uma densidade populacional. É um evento grande. É raso. Então esperamos tremores fortes”, disse ele.

“Para contextualizar o tamanho, uma magnitude de 7,7 é aproximadamente o tamanho do terremoto da Turquia que vimos em 2023”, ele disse. “Foi bem destrutivo.”O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o centro da Turquia e o oeste da Síria em 2023 matou mais de 53.000 pessoas, mas o número de vítimas depende geralmente de uma infinidade de fatores, incluindo densidade populacional, quão resistente a terremotos a área é e se o terremoto ocorre durante o dia ou a noite.

Yeck também alertou sobre a possibilidade de mais tremores secundários por vir. “As pessoas devem estar preparadas para mais tremores [para aqueles] que vivem na região”, disse ele.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.