Ouvindo...

Trump escreve carta exigindo que Irã negocie programa nuclear com os EUA

Republicano acusa o país de quebrar o acordo que restringia o desenvolvimento de armas nucleares; presidente dos EUA ameaçou ‘usar forças militares’, caso o Irã não aceite negociar

Trump afirma que escreveu carta para pressionar o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que escreveu uma carta para pressionar o Irã a negociar seu programa nuclear com Washington ou, caso contrário, enfrentar uma possível ação militar.

“Eu escrevi uma carta dizendo que espero uma negociação porque se tivermos que fazê-la pela força militar será algo terrível para eles”, disse Trump à Fox Business em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (7). “Não se pode permitir que eles tenham uma arma nuclear”, acrescentou.

Leia também

EUA acusa Irã de ‘buscar adquirir armas nucleares’

Em 2015, um acordo conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) impôs restrições ao programa nuclear do Irã em troca de um alívio das sanções. No entanto, em 2018, em seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA do acordo. O Irã continuou a aderir o combinado por mais um ano, mas depois começar a retroceder em seus compromissos.

Ao retornar à Casa Branca em janeiro, o republicano restabeleceu sua política de “máxima pressão” sob o Irã e acusou o país de buscar adquirir armas nucleares. Teerã negou as acusações e expressou repetidamente sua vontade de reativar o acordo, mas os esforços foram em vão.

No mês passado, o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, disse que o Irã estava “enriquecendo (urânio) a 60%, de modo que quase atinge o grau de armamento” e que o acordo de 2015 era uma “casca vazia” que “não servia mais ao seu propósito”.

*Com informações de AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.