Três filhotes de porco foram roubados de uma exposição de arte em Copenhague, na Dinamarca, após serem deixados para morrer de fome em uma exposição de arte. Os animais faziam parte da intervenção artística chamada “Agora você se importa?”, do chileno Marco Evaristti.
A proposta do artista era protestar contra os maus-tratos dado aos porcos na Dinamarca e estimular uma reação da sociedade dinamarquesa. O país é um dos maiores exportadores de carne suína do mundo, e, conforme o Evaristti, na região, milhares de porcos morrem em condições precárias de higiene.
Para protestar contra a situação, o artista colocou os três porquinhos amarrados em uma gaiola de feno e carrinho de compras. Contudo, a filha de 10 anos de Caspar Steffensen, um amigo de Evaristti, implorou ao pai que não deixasse os animais morrerem.
Resgate
Dessa forma Sfreffensen, juntou a um grupo de direitos dos animais e ‘roubou’ os bichinhos da exposição. “Quando fui abordado por um ativista para ajudar a libertar os animais, eu os deixei entrar na galeria secretamente no sábado”, contou o pai à Associeted Press.
Simon, Lucia e Benjamin, como foram nomeados os animais, foram retirados do local e foram levados a um local seguro pela ONG De Glemte Danske. Em um comunicado, a instituição protetora dos animais informou, que apesar de alguns portais terem noticiado que o caso foi levado à polícia, na verdade, a operação de resgate dos porquinhos fazia parte da ação proposta pelo artista.
“Encaminhamos um inquérito à Polícia de Copenhague para esclarecer o curso do caso e garantir documentação de que nenhuma ação criminosa foi tomada”, esclareceu a ONG nas redes sociais.