O papa Francisco permaneceu estável nesta quarta-feira (5), segundo boletim divulgado pelo Vaticano. O pontífice não apresentou
O pontífice recebeu
‘O Santo Padre intensificou a fisioterapia respiratória e motora ativa’, informou o boletim da Santa Sé.
Considerando a complexidade do quadro clínico, o prognóstico do papa permanece reservado, ou seja, não há previsão de recuperação até o momento.
Após
‘Depois disso, ele se dedicou a algumas atividades de trabalho. Pela manhã, ligou para o padre Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família em Gaza. À tarde, alternou descanso e trabalho’, informou o comunicado.
Internado há 19 dias,
Histórico de saúde do papa
O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.
Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido.
Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.
No dia 14 de fevereiro deste ano, o papa também foi hospitalizado por quadro de
Mensagem aos fiéis
Francisco também mandou