Ouvindo...

União Europeia critica Hamas por recusar trégua e Israel por impedir ajuda

O porta-voz da UE, Anwar El Anuni, divulgou um comunicado neste domingo (2)

Israel sob ataque do Hamas

A União Europeia (UE) condenou neste domingo (2) a recusa do movimento islâmico Hamas em aceitar a extensão do acordo de cessar-fogo em Gaza, bem como o bloqueio de ajuda humanitária ao território palestino anunciado por Israel.

‘A UE condena a recusa do Hamas em aceitar a extensão da primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza’, disse o porta-voz da UE, Anwar El Anuni, em um comunicado.

O porta-voz também denunciou a decisão de Israel de bloquear a entrada de toda ajuda humanitária em Gaza.

‘A UE apela à rápida retomada das negociações para a segunda fase do cessar-fogo e expressa seu forte apoio aos mediadores’, acrescentou.

‘Um cessar-fogo permanente contribuiria para a libertação de todos os reféns israelenses restantes’ e também criaria ‘as condições necessárias para o início da restauração e reconstrução de Gaza’, acrescentou.

O Hamas rejeitou uma extensão da primeira fase do acordo de trégua, preferindo passar para a segunda fase, o que poderia facilitar o fim permanente do conflito.

O Hama alegou que Israel estava manipulando o processo e insistindo que a segunda fase do acordo deveria incluir um cessar-fogo permanente, retirada das tropas israelenses e reconstrução de Gaza. A suspensão da entrada de suprimentos no local é uma resposta do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Leia também

A UE reiterou seu apelo para permitir ‘acesso total, rápido, seguro e irrestrito para ajuda humanitária em larga escala aos palestinos necessitados, e para auxiliar e facilitar que trabalhadores humanitários e organizações internacionais operem de forma eficaz e segura em Gaza’.

Israel anunciou no domingo que suspendeu a entrada de todos os bens e mercadorias na devastada Faixa de Gaza e ameaçou ‘consequências adicionais’ se o Hamas não concordar em estender a primeira fase do acordo.

*Com informações da AFP e CNN

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.