O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou neste sábado (01) que o Mercosul enriquece apenas os brasileiros. Ele cogitou, mais uma vez, retirar o país do bloco sul-americano.
Em discurso no Congresso argentino, Milei destacou a possibilidade de um acordo comercial com os Estados Unidos e afirmou o grupo deve estar disposto a flexibilizar ou ele pode sair do Mercosul para avançar.
“O primeiro passo nesta trilha é a oportunidade histórica que temos de entrar em um acordo comercial com os EUA. Para aproveitar esta oportunidade histórica que nos é apresentada novamente, é necessário estar disposto a flexibilizar ou mesmo se for o caso sair do Mercosul, que a única coisa que conseguiu desde a sua criação é enriquecer os grandes industriais brasileiros às custas do empobrecimento dos argentinos”, disse Milei.
Desde janeiro, Milei tem sugerido a possibilidade de deixar o Mercosul para garantir um tratado de livre comércio com os EUA.
O Mercosul, criado em 1991, inclui Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, com a Venezuela suspensa desde 2016. Enquanto isso, um acordo entre o Mercosul e a União Europeia segue incerto, com oposição de países como a França.
‘Motosserra’
Milei também mencionou sua política de desmonte do Estado, chamada de “motosserra”, e afirmou que Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, se inspirou nela para reduzir o governo americano. Embora a política tenha reduzido a inflação, a pobreza aumentou no país.
“Hoje os olhos do mundo se voltam para a Argentina depois de muito tempo e, em alguns casos, até tomam nota do trabalho que fizemos para aplicá-lo em seus próprios países, como está fazendo Elon Musk à frente da pasta de desregulamentação dos EUA. Não é pouca coisa o que Elon está fazendo com a motosserra. Desta vez, em vez de ir na contramão do mundo, a Argentina está na vanguarda do mundo”.
Além disso, Milei anunciou que a Argentina está negociando um novo acordo com o FMI para eliminar controles cambiais ainda este ano, com pagamento via maior ajuste fiscal.