Ouvindo...

Presidente do México e Trump confirmam suspensão de tarifas por um mês

A decisão foi tomada após o México concordar em enviar 10 mil militares para conter o tráfico de drogas na fronteira com os Estados Unidos

Donald Trump e Claudia Sheinbaum anunciaram acordo nesta segunda-feira (3)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciaram nesta segunda-feira (3) um acordo para suspender a tarifa de 25% que o governo americano planejava começar a aplicar sobre produtos mexicanos.

A decisão foi tomada após o México concordar em enviar 10 mil militares para conter o tráfico de drogas na fronteira com os Estados Unidos. Após o acordo ser fechado, Sheinbaum anunciou a decisão no X (antigo Twitter). “As tarifas estão suspensas por um mês a partir de agora”, escreveu.

Mais tarde, Donald Trump também confirmou o acordo e o descreveu como “uma conversa muito amigável”.

“Nós concordamos em suspender imediatamente as tarifas previstas por um período de um mês durante o qual teremos negociações. Estou ansioso para participar dessas negociações com a presidente Sheinbaum enquanto tentamos alcançar um ‘acordo’ entre nossos dois países”, disse o presidente americano na Truth Social.

Leia também

Além de adiar a cobrança da tarifa, Washington prometeu trabalhar para “prevenir o tráfico de armas de alto poder para o México”, reivindicação que o governo mexicano fez em diversas ocasiões e que o levou inclusive a processar fabricantes de armas nos EUA.

Trump havia anunciado tarifa de 25% sobre produtos mexicanos

Trump havia anunciado no sábado tarifas de 25% sobre todas as exportações do México e Canadá, seus parceiros no tratado de livre comércio T-MEC, acusando ambos os países de permitir o fluxo de migrantes irregulares e drogas para seu território.

O governo Trump chegou a acusar o México de ter uma “aliança” com cartéis de drogas, o que Sheinbaum rejeitou no fim de semana, chamando a declaração de “calúnia”.

Os Estados Unidos são o destino de mais de 80% das exportações mexicanas, portanto as tarifas significariam um grande golpe para a segunda maior economia da América Latina, atrás do Brasil. Analistas previram uma recessão para a economia mexicana se as tarifas fossem mantidas por vários meses.

No domingo, Sheinbaum anunciou que havia proposto uma mesa de diálogo com Trump sobre migração e o tráfico de drogas, reiterando que as tarifas teriam efeitos “muito graves” na economia americana, pois aumentariam os preços dos produtos exportados do México.

Sheinbaum afirmou que sua ligação com Trump “foi uma boa conversa dentro de um marco de respeito”. “Tenho certeza de que neste mês conseguiremos entregar resultados, bons resultados para o povo, bons resultados para o povo do México”, acrescentou.

A presidente afirmou que é muito importante que as tarifas tenham sido suspensas, o que lhe permitirá “trabalhar, negociar e reconhecer” a importância do tratado de livre comércio, que pelas regras atuais deve ser revisado pelos três parceiros em 2026.

*Com informações de AFP


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.