Ouvindo...

Por que as eleições americanas acontecem em uma terça-feira? Entenda o sistema de votos

Por conta da data, o sistema eleitoral permite que os candidatos votem antecipadamente

Barack Obama, John F. Kennedy, Joe Biden e Donald Trump, todos já fora presidentes dos Estados Unidos.

Diferente do Brasil e de diversos lugares no mundo, em que as eleições presidenciais costumam acontecer em domingos ou feriados, a votação dos Estados Unidos cai em um dia útil.

Neste ano, a escolha entre Kamala Harris e Donald Trump ocorre oficialmente no dia 5 de novembro, uma terça-feira. Entenda.

Por que é um dia útil?

As eleições americanas acontecem obrigatoriamente não só em um útil, mas sempre em um terça-feira.

Isso ocorre porque há uma lei aprovada pelo Congressos dos EUA em 1845, que a eleição presidencial deve ocorrer sempre na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro.

Leia também

Por que sempre uma terça-feira?

A lei foi aprovada pois, ainda na época, como a maioria dos americanos eram agricultores, o calendário foi adaptado para a colheita. O mês de novembro, no caso, foi escolhido por marcar o final do outono no hemisfério norte.

Votos antecipados

Por ocorrer em um dia útil, para facilitar os eleitores, a votação pode ser feita de maneira antecipada. Para votar antecipadamente, os eleitores devem estar registrados e, em alguns estados, é necessário verificar sua elegibilidade.

Os estados determinam um período específico, que pode variar, durante o qual os eleitores podem votar antecipadamente. Ainda sim, os votos são contados junto com os votos do dia da votação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo