Ouvindo...

Por que a Pensilvânia é tão importante nas Eleições Americanas? Entenda os estados pêndulo

O estado considerado estado-pêndulo garante 19 delegados dos 270 necessários para vencer as eleições americanas

As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão na reta final. No dia cinco de novembro, os eleitores do país escolhem entre Donald Trump, do Partido Republicano, e a Democrata, Kamala Harris, para assumirem a cadeira agora ocupada por Joe Biden.

Para conquistar a Casa Branca, é essencial garantir a vitória em estados que são chamados de estados-pêndulos, ou estados-chaves, como a Pensilvânia; Entenda.

O que são os estados-pêndulos?

Estados-pêndulos, ou estados-chaves, são estados que não têm um histórico de votar consistentemente em um único partido (Democrata ou Republicano). Esses estados-pêndulos podem variar de eleição para eleição, e o vencedor neles geralmente determina o resultado no Colégio Eleitoral.

Leia também

Por que a Pensilvânia é tão importante?

O estado da Pensilvânia é um estado-pêndulo especialmente importante, devido à sua grande população e ao número significativo de delegados no Colégio Eleitoral.

Além disso, é um estado onde eleitores urbanos e rurais têm interesses e inclinações políticas bem diferentes , criando um campo competitivo para ambos os partidos.

O que são delegados?

Os delegados são o número de “pontos” que cada estado possui nas eleições americanas. Por isso, o número absoluto de votos não garante a vitória, e sim somar o maior número de delegados, através da vitória em cada estado.

Ao todo são 538 delegados, sendo necessário 270 para vencer as eleições. A Pensilvânia garante 19 delegados.

Cinco de novembro

As eleições nos EUA ocorrem a cada quatro anos, sempre na primeira terça-feira de novembro. O processo eleitoral é indireto: os eleitores escolhem delegados para o Colégio Eleitoral, que, por sua vez, vota no presidente e no vice-presidente.

Cada estado tem um número de delegados proporcional à sua população. Para vencer, um candidato precisa obter pelo menos 270 dos 538 votos do Colégio Eleitoral.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo
Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.