Ouvindo...

Nobel da Paz vai para grupo japonês Nihon Hidankyo por luta contra armas nucleares

Grupo é um movimento popular de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki

Grupo luta contra armas nucleares

O prêmio Nobel da Paz 2024 foi para a organização japonesa Nihon Hidankyo pelos esforços por um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar que esse tipo de armamento nunca deve ser usado novamente.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (11) pelo Comitê Norueguês do Nobel. O grupo surgiu como uma resposta aos ataques às bombas atômicas Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, como forma de conscientização sobre as consequências catastróficas desses armamentos. De forma gradual, foi surgindo um estigma sobre armas nucleares, como moralmente inaceitáveis.

“Os Hibakusha nos ajudam a descrever o indescritível, a pensar o impensável e, de alguma forma, a compreender a dor e o sofrimento incompreensíveis causados pelas armas nucleares”, disse o comitê, em comunicado.

Ainda segundo o comitê, o uso de nenhuma arma nuclear em guerra em quase 80 anos também se dá pela luda dos Hibakusha. O comitê lamentou, ainda, que o tabu sobre o uso de armamentos nucleares esteja sob pressão.

Leia também

“As potências nucleares estão modernizando e atualizando seus arsenais; novos países parecem estar se preparando para adquirir armas nucleares; e ameaças estão sendo feitas para usar armas nucleares em guerras em andamento. Neste momento da história humana, vale a pena nos lembrarmos do que são armas nucleares: as armas mais destrutivas que o mundo já viu”, dizia o comunicado.

Em 2025, completará 80 anos desde que as duas bombas atômicas americanas foram lançadas nas cidades japonesas, matando 120 mil habitantes. Atualmente, segundo o comitê, os armamentos nucleares têm poder destrutivo ainda maior, podendo matar milhões e impactar o clima catastroficamente.

“A decisão de conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2024 a Nihon Hidankyo está firmemente ancorada no testamento de Alfred Nobel. O prêmio deste ano se junta a uma distinta lista de Prêmios da Paz que o Comitê concedeu anteriormente a campeões do desarmamento nuclear e controle de armas. O Prêmio Nobel da Paz de 2024 concretiza o desejo de Alfred Nobel de reconhecer esforços de maior benefício para a humanidade”, finalizou o comitê.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.