Os pesquisadores David Baker, da Universidade de Washington, e Demis Hassabis e John M. Jumper, do Google DeepMind, são os vencedores do Prêmio Nobel de Química, anunciou a Real Academia Sueca de Ciências nesta quarta-feira (9).
Os três pesquisadores fizeram descobertas relacionadas às proteínas. Baker conseguiu contruir tipos inteiramente novos de proteínas, enquanto Hassabis e Jumper desenvolveram um modelo de IA para prever estruturas complexas de proteínas.
Nobel de Medicina é dado a Victor Ambros e Gary Ruvkun, que descobriram microRNA Pesquisadores de modelos de IA vencem Nobel de Física
“A diversidade da vida atesta a incrível capacidade das proteínas como ferramentas químicas. Eles controlam e conduzem todas as reações químicas que juntas constituem a base da vida. As proteínas também funcionam como hormônios, substâncias sinalizadoras, anticorpos e blocos de construção de diferentes tecidos”, disse a organização do prêmio, em comunicado nas redes sociais.
Os três dividirão um prêmio de 11 milhões de coroas suecas (R$ 5,79 milhões). David Baker nasceu em Seattle em 1962, é PhD pela Universidade da Califórnia e professor na Universidade de Washington. Demis Hassabis, de 1976, é natural de Londres, no Reino Unido, doutor pela Universidade College London e CEO do Google DeepMind. John Jumper é o mais novo dos três, nascido em 1985 em Little Rock, nos EUA. É PhD pela Universidade de Chicago e cientista pesquisador sênior no Googe DeepMind.