Os pesquisadores Victor Ambros e Gary Ruvkun foram os vencedores do Prêmio Nobel em fisiologia ou medicina neste ano, pela descoberta do microRNA e do papel na regulação genética pós-transcricional.
O prêmio foi anunciado nesta segunda-feira (7), pela Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, na Suécia. Os dois dividirão o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (R$ 5,79 milhões, na cotação atual).
O conjunto de informações dentro dos cromossomos pode estar ligado ao manuel de desenvolvimento de todo o corpo. Porém, a descoberta da dupla indica como os diferentes tecidos se desenvolvem a partir de um conjunto de informações idênticas.
Vencedor do prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus assume governo interino de Bangladesh Morre Peter Higgs, físico responsável pela descoberta da ‘partícula de Deus’ e vencedor do Prêmio Nobel Autoridades do Irã impedem vencedora do Nobel de comparecer a funeral do pai, diz família
A regulação genética permite que cada célula siga instruções de desenvolvimento específicas individualmente, fazendo com que apenas um grupo de genes seja ativado. A ferramenta que regula tudo isso é o microRNA, descoberto pelos pesquisadores.
Gary Ruvkun é médico e pesquisador vinculado ao Massachusetts General Hospital e à Harvard Medical School. Victor Ambros é professor na Universidade de Massachusetts Medical School.
*Com informações da CNN