Ouvindo...

Morre Peter Higgs, físico responsável pela descoberta da ‘partícula de Deus’ e vencedor do Prêmio Nobel

Físico morreu nessa segunda-feira, aos 94 anos

O físico britânico Peter Higgs morreu, aos 94 anos, nessa segunda-feira (8). Vencedor Prêmio Nobel de Física, ele era professor emérito da Universidade de Edimburgo.

Nascido em Elswick, um distrito de Newcastle, Inglaterra. Durante certo período, Higgs frequentou a Cotham Grammar School, em Bristol, onde foi inspirado pelos trabalhos de um dos ex-alunos da escola, o também vencedor do Nobel de Física, Paul Dirac.

Aos 17 anos, Peter entrou para a City of Londol School e se especializou em matemática. Após, foi para o King’s College London, granduando-se em física, com honras. Em 1954, obteve seu PhD, com a tese “Alguns Problemas na Teoria Molecular Ondulatória” (Some Problems in the Theory of Molecular Vibrations). Higgs assumiu a cadeira de Teoria Física na Universidade de Edimburgo em 1980.

Leia também

O bóson de Higgs

O bóson de Higgs é uma partícula subatômica fundamental. Essa partícula desempenha um papel crucial na teoria que explica como outras partículas elementares adquirem massa. Ele foi previsto na década de 1960, como parte do Modelo Padrão da física de partículas.

De acordo com a teoria, o espaço está preenchido com um campo de Higgs, uma substância invisível que permeia todo o universo. As partículas elementares interagem com esse campo, e sua interação com o campo de Higgs determina sua massa. Partículas que interagem mais fortemente com o campo de Higgs têm mais massa, enquanto aquelas que interagem fracamente têm menos massa.

O bóson de Higgs é a partícula associada a esse campo. Sua descoberta experimental em 2012 no Grande Colisor de Hádrons (LHC) no CERN, na Suíça, foi um marco importante na física de partículas, confirmando indiretamente a existência desse campo e fornecendo evidências para a teoria sobre como as partículas elementares obtêm sua massa.

No ano seguinte, Higgs, professor emérito da Universidade de Edimburgo, recebeu conjuntamente o Prêmio Nobel de Física por este trabalho, juntamente com François Englert.

Um comunicado da universidade disse: “Foi confirmado que o professor Peter Higgs faleceu aos 94 anos. Ele morreu na segunda-feira, 8 de abril, pacificamente em casa, após uma curta doença. Sua família pediu que a mídia e o público respeitem sua privacidade neste momento”.

* Com informações da Agence France-Presse (AFP)


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais