Os professores John J. Hopfield, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e Geoffrey E. Hinton, da Universidade de Toronto, no Canadá, venceram o Prêmio Nobel de Física deste ano. Eles foram responsáveis pela pesquisas sobre as fundações da Inteligência Artificial, as Práticas de Aprendizado de Máquina.
John Hopfield criou uma memória associativa que pode armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões em grandes bases de dados. Já Geoffrey Hinton, por sua vez, inventou um método que pode encontrar propriedades em dados de forma autônoma e, assim, executar tarefas como identificar elementos específicos em imagens de maneira autônoma.
Os dois professores dividirão o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (R$ 5,79 milhões, na cotação atual). Quem anunciou o prêmio foi a Academia Real das Ciências da Suécia, nesta terça-feira (8).
O Nobel de Física é o segundo Nobel a ser entregue neste ano. Nesta segunda-feira (7), os pesquisadores Victor Ambros e Gary Ruvkun venceram o Nobel de Medicina pela descoberta do MicroRNA.
*Com informações da CNN