Novas imagens divulgadas pela NASA mostram o Furacão Milton, que se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos, visto do espaço. No vídeo, é possível ver o tamanho do fenômeno, que se aproxima da categoria 5 e pode provocar grandes danos.
O risco eminente, inclsiv, fez com que diversas ordens de evacuação fossem determinadas por autoridades americanas.
O fenômeno que se formou no fim de semana no Caribe, colocou em alerta o poder público dos EUA à medida que ele se aproxima da costa da Flórida. Milton é uma das tempestades mais poderosas que se formaram no Atlântico Norte nos últimos anos. E surge apenas duas semanas após o furacão Helene ter causado danos significativos nos Estados Unidos.
A previsão é de que o furacão chegue à Flórida ainda nesta quarta-feira (9), com ventos de até 290 km/h. A população foi
Leia também
Furacão Milton: por que os EUA são tão atingidos pelo fenômeno? Furacão Milton pode ser classificado na ‘categoria 6'? Entenda como mudanças climáticas podem mudar escala Após prefeita na Flórida dizer que ‘todos vão morrer’, furacão Milton tem data para chegar no estado
O que é um furacão e como ele é formado?
Ainda segundo a professora, os
O calor desses locais faz a água do oceano evaporar, alimentando tempestades que passam por ali. “Essas áreas mais quentes são chamadas de ‘centros de baixa pressão’, e os ventos que passam pela área, que é naturalmente uma área que recebe ventos, começam a girar em espiral em torno desse centro, formando o furacão. A rotação se intensifica à medida que mais umidade é absorvida”, explicou a professora.
*Com informações de Talyssa Lima e Maria Fernanda Ramos