Baba Vanga, uma das videntes mais conhecidas do planeta, fez duras previsões para o ano de 2026. Ela, que teria adivinhado o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 e o desastre nuclear de Chernobyl, garantiu que a Terceira Guerra Mundial e a primeira invasão alienígena à Terra acontecerão neste ano.
A búlgara, que morreu em 1996, aos 85 anos, teria previsto ainda que o primeiro encontro da humanidade com a vida extraterreste ocorreria em novembro de 2026, segundo informações do portal norte-americano, The Mirror. Segundo ela, neste ano, a sociedade se aproximou de um ponto em que perceberá que “foi longe demais”.
Terceira Guerra Mundial
Previsões atribuídas à
Os dizeres para os próximos anos incluem o aumento das tensões entre as potências globais, a possível anexação de Taiwan pela China e um confronto direto entre a Rússia e os Estados Unidos (EUA).
Invasão alienígena
Sobre a possível invasão extraterreste, que também aconteceria em novembro, ela alertou que uma colossal nave espacial alienígena entraria na atmosfera da Terra, embora não tenha dado detalhes sobre as intenções dos visitantes, segundo o The New York Post.
A previsão ganhou ainda mais interesse para alguns crentes em meio ao aumento nos relatos de Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs) na última década e à contínua especulação em torno do 3I/ATLAS, um objeto que permanece no sistema solar e que tem alimentado o debate sobre se é um cometa interestelar ou algo mais incomum.
Baba Vanga
Vangelia Pandeva Dimitrova, conhecida como Baba Vanga, continua sendo citada como autora de profecias que atravessariam séculos. Entre guerras globais, contatos com extraterrestres e colapsos ambientais, suas supostas visões costumam ganhar força na internet sempre que um novo ano se inicia, como se oferecessem pistas sobre o destino da humanidade.
Baba nasceu em 1911, em uma região que hoje faz parte da Macedônia do Norte. Ela perdeu a visão aos 12 anos após um episódio atribuído a um tornado e, a partir daí, passou a ser vista como clarividente, recebendo visitantes em busca de orientações espirituais, previsões e curas alternativas, especialmente durante e após a Segunda Guerra Mundial.
Quais as chances das previsões acontecerem?
Apesar de muitas pessoas crerem nas profecias de Vanga, teorias antigas ligadas à vidente não se concretizaram. Ela teria previsto a terceira guerra para novembro de 2010 até outubro de 2014, no entanto, o período passou sem que o conflito ocorresse.
Segundo um artigo publicado pelo Washington Post em 2012, muitas das previsões de Baba Vanga surgiram ou viralizaram em fóruns conspiracionistas russos, sem qualquer base documental que comprove sua origem direta na vidente.
Outras pessoas defendem que a linguagem da vidente segue o padrão de clarividentes como Nostradamus, baseando-se em previsões simbólicas e abertas a interpretações variadas.
Esse estilo facilita que as pessoas associem o discurso a fatos já acontecidos, permitindo que previsões imprecisas ganhem contornos de realidade por meio de uma análise retrospectiva.
Vale reforçar que, especialistas apontam que Baba Vanga nunca deixou registros escritos. Todas as previsões da idosa lhe são atribuídas por terceiros, depois de sua morte, ou seja, não há confirmações oficiais de “acertos” ou “erros” da mulher.