Jane Castor, prefeita de Tampa, cidade americana da Flórida, fez um alerta aos moradores que optarem por ficar em zonas de evacuação
“Posso dizer sem qualquer drama: se vocês escolherem ficar em uma dessas áreas de evacuação, vocês vão morrer”, disse Castor a Kaitlan Collins, da CNN, nesta segunda-feira (7).
O Condado de Hillsborough, onde Tampa está localizada, emitiu ordens de evacuação obrigatória para aqueles nas Zonas A e B, bem como para aqueles que vivem em casas móveis. Helene foi um “chamado de atenção”, disse Castor. Mas a ameaça potencial que o furacão Milton traz é “literalmente catastrófica”, ela acrescentou.
O fenômeno se tornou
O fenômeno deve atingir a Flórida nesta quarta-feira (9), e as previsões indicam que ele deve enfraquecer até esta data. Entretanto, mesmo que perca força, é “provável” que ele “continue como um grande e poderoso furacão” ao atingir a costa do estado norte-americano, “com perigos potencialmente mortais na costa e no interior”.
Intensificação rápida
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México. Espera-se que ele cresça, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.
Furacão Milton provoca tempestade e ameaça a Flórida e o México dez dias após Helene
A previsão é que a tormenta chegue à costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9). O olho do furacão pode chegar em qualquer lugar da costa da Flórida: de Cedar Key, ao norte, à Naples, ao sul, incluindo possivelmente as áreas de Tampa ou Ft. Myers.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4. As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.
*Com informações de CNN*