Ouvindo...

Milton vira furacão de categoria máxima e ameaça México e Flórida

Embora deva enfraquecer antes de atingir a costa dos EUA, na quarta-feira (9), é “provável” que o fenômeno “continue a ser um grande e poderoso furacão ao atingir a costa da Florida“

Furacão Milton provoca tempestade e ameaça a Flórida e o México dez dias após Helene

O furacão Milton ganhou força nesta segunda-feira (7) e se tornou uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5, a máxima da escala, enquanto avança em direção à costa oeste da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Segundo grande furacão registrado no Golfo do México em duas semanas, Milton continua se intensificando e apresenta “ventos máximos sustentados” de 285 km/h, com rajadas mais fortes, detalhou o NHC.

Embora deva enfraquecer antes de atingir a costa dos EUA na quarta-feira, é “provável” que o fenômeno “continue a ser um grande e poderoso furacão ao atingir a costa da Florida, com perigos potencialmente mortais na costa e no interior”.

Leia também

Antes de chegar à Flórida, Milton deverá atingir partes da Península de Yucatán, no México, provocando ventos fortes e um aumento do nível da água de até 1,5 metro com “ondas grandes e destrutivas”, segundo a agência.

O estado de Yucatán suspendeu até a terça-feira as atividades não essenciais. Trabalhadores protegeram portas e janelas com tábuas, enquanto pescadores levaram os barcos para a terra.

“Mesmo que a previsão do Serviço Meteorológico Nacional indique que o furacão Milton não atingirá o território nacional, esperam-se chuvas e ventos torrenciais, especialmente em Campeche e Yucatán”, afirmou a presidente do México, Claudia Sheinbaum, na rede social X.

Há apenas 10 dias, o furacão Helene causou pelo menos 230 mortes no sul dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, as autoridades da Flórida ordenaram novas evacuações na mesma região, que ainda se recupera daquele desastre.

“Quem tiver meios para fazê-lo (...) deve pegar a estrada hoje”, apelaram as autoridades da Flórida em uma coletiva de imprensa dirigida especificamente às populações da região metropolitana de Tampa (com cerca de 3 milhões de habitantes), no Golfo do México.

O NHC alertou que o furacão pode causar uma forte tempestade na costa oeste da Flórida a partir da noite de terça-feira.

E em Tampa o nível das águas pode subir entre 2,4 e 3,6 metros, de acordo com o NHC.

“Estas tempestades estão trazendo mais água do que nunca, por isso, ao mesmo tempo que existe o risco do vento, é a água que está matando pessoas”, alertou a diretora da agência federal de resposta a desastres naturais (Fema), Deanne Criswell.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.