Ouvindo...

Furacão Milton pode provocar tempestades na Flórida e no México dez dias após passagem do Helene

O Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC) classificou o furacão como ‘extremamente perigoso’

Furacão Milton provoca tempestade e ameaça a Flórida e o México dez dias após Helene

Apenas dez dias após a passagem do furacão Helene, que causou 220 mortes e inundações no dia 27 de setembro, os Estados Unidos e o México estão sob a ameaça de uma nova tempestade.

Trata-se do furacão Milton, que se intensificou rapidamente nesta segunda-feira(7) até atingir a categoria 4 (de 5), uma tempestade com ventos de 240 km/h que ameaça as costas do México e da Flórida, informou o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC). O órgão o considera como “extremamente perigoso”.

Antes de atingir o oeste da Flórida na quarta-feira, as autoridades esperam que provoque ventos fortes e um aumento no nível da água de até 1,5 metro na península mexicana de Yucatán, com “ondas grandes e destrutivas”.

Leia também

As autoridades da Flórida determinaram nesta segunda-feira novas evacuações na região, que ainda se recupera dos danos da passagem do furacão Helene. Milton poder levar chuvas de até 25 cm para ao estado (com focos de até 38 cm), com inundações repentinas em áreas urbanas, segundo o NHC.

A agência alertou que os furacões mais poderosos, de categoria 3 e superiores, são “devastadores” até mesmo para casas solidamente construídas, e que “faltará eletricidade e água durante vários dias após a tempestade passar”.

O presidente Joe Biden disse em comunicado que seu governo prepara “recursos para salvar vidas”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.