O
O furacão ganhou uma força “explosiva” nesta segunda-feira (7), como classificou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês): subiu da categoria 2 para a 5, a máxima na escala de intensidade de furacões. Nesta terça-feira (8), a Disney e Universal estão operando normalmente. Ambos os parques estão monitorando de perto o caminho da tempestade projetada. A Universal apenas informa que “operações e horários do parque continuam normalmente. Estamos monitorando de perto o clima”.
Já a Disney decidiu que o Disney’s Fort Wilderness Resort & Campground, o Copper Creek Cabins no Disney’s Wilderness Lodge e o Treehouse Villas no Disney’s Saratoga Springs Resort & Spa fecharão temporariamente a partir das 11h da manhã desta quarta-feira (9).
“A segurança continua sendo nossa principal prioridade. O Walt Disney World Resort está operando em condições normais no momento e continuará assim nesta terça-feira. Olhando para o futuro, estamos fazendo ajustes com base na previsão do tempo mais recente e em algumas áreas com ambientes únicos”, disse a Disney, em um comunicado oficial.
Nesta terça-feira (8), o Milton perdeu um pouco da força e desceu para a categoria 4, mas, ainda de acordo com o NHC, segue com “alto potencial destrutivo”. O fenômeno deve tocar o solo na Flórida na quarta-feira, menos de duas semanas após o furacão Helene ter inundado a costa do estado, causando destruição e mortes.
Jane Castor, prefeita de Tampa, cidade americana da Flórida, fez um alerta aos moradores que optarem por ficar em zonas de evacuação
O Disney’s Fort Wilderness Resort & Campground e o Treehouse Villas no Disney’s Saratoga Springs Resort & Spa provavelmente permanecerão fechados até domingo (13), enquanto o Copper Creek Cabins no Disney’s Wilderness Lodge provavelmente reabrirá na sexta-feira (11).
Tampa Bay pode ter pior tempestade em mais de 100 anos
O furacão Milton, em sua trajetória atual, provavelmente será responsável pela pior tempestade de Tampa Bay em 100 anos, conforme o escritório do Serviço Nacional de Meteorologia da região em Ruskin. Espera-se que o furacão faça uma curva para o nordeste e acelere hoje à noite em direção à costa oeste da Flórida.
O fenômeno deve atingir a Flórida nesta quarta-feira (9), e as previsões indicam que ele deve enfraquecer até esta data. Entretanto, mesmo que perca força, é “provável” que ele “continue como um grande e poderoso furacão” ao atingir a costa do estado norte-americano, “com perigos potencialmente mortais na costa e no interior”.
Furacão Milton provoca tempestade e ameaça a Flórida e o México dez dias após Helene