Ouvindo...

Furacão Milton: brasileiros que não saíram de casa contam que chuva já atinge a Flórida; veja imagens

Fenômeno deve chegar ao continente na noite desta quinta-feira (9); furacão chegará na costa classificado na categoria 4, com ventos de até 250 km/h

Antes mesmo do furacão Milton atingir a costa da Flórida, nos Estados Unidos, a chuva já chegou no estado. Brasileiros que vivem no estado enviaram vídeos à Itatiaia mostrando que já está chovendo em diversas cidades do estado.

O trabalhador da construção civil, Anderson Apolônio, mora em Sarasota, cidade ao lado de Tampa, e se prepara para a passagem do furacão. O local será um dos mais afetados pelo fenômeno, segundo as autoridades americanas.

“Ontem eu não trabalhei. A polícia não deixou ninguém trabalhar na construção porque todo mundo precisava agilizar as coisas, a preparação para o furacão. Eu também não trabalhei hoje. Agora, tô em casa e já tá chovendo. Ainda não é uma chuva forte. Está começando a chover fino, mas trovejou bastante de manhã", contou.

Anderson detalha como está a preparação da população. “O pessoal está colocando aqueles tapumes na janela, eu não coloquei aqui na minha casa. Ainda estou pensando, mas nem posso demorar mais a pensar se vou sair ou não da cidade. Mas a cidade está vazia. A previsão é que ele toque entre Tampa e Sarasota na categoria 4. Sem ele tocar em terra já faz um estrago grande. O vento por si só já faz um estrago gigantesco. Eu tô pensando se desço para o lado de Miami porque não tenho mais tempo de ir para o Norte. me falaram que no Norte não estava tendo mais gasolina nas cidades. A minha saída agora é descer para Miami e pegar um hotel”, contou.
Leia também

Veja fotos da chuva:

A professora Cláudia Costa também mora em Tampa e também decidiu ficar em casa. Ela explica que a cidade está dividia em cinco zonas de evacuação: A, B, C, D e E. Apenas as pessoas que moram nas zonas A e B foram obrigadas a evacuarem suas casas.

“A minha área é a E. Então, não precisa de evacuar. Eu posso ficar. Os que estão perto da praia ou até mesmo alguns rios precisam sair, até porque os rios também vão encher bastante. {Devem sair de casa aqueles que] estão em áreas mais perto da água”, esclarece.

A brasileira também relata que o tempo já mudou em Tampa. “Começou a chover hoje de manhã, mas é uma chuva bem fraquinha. Esse vento também ainda não é do furacão, é um vento de chuva normal mesmo”, disse.

Sobre os preparativos, ela conta que já arrumou a casa para enfrentar o fenômeno.

“A gente já tá nessa agonia desde segunda-feira (7). Desde segunda, já estava difícil achar gasolina aqui em Tampa. Os supermercados também já estavam com prateleiras bastante vazias. As escolas também fecharam na segunda. O pessoal tá pondo aquelas proteções de madeira nas janelas e sacos de areia nas portas. As áreas nas zonas A e B foram evacuadas mesmo. Ontem vi na televisão que o trânsito estava horrível nas rodovias, o pessoal estava saindo da cidade, e o aeroporto de Tampa também já está fechado”, detalhou.

Furacão Milton

O furacão Milton saiu da categoria 5 - a mais alta - e foi para a categoria 4. Na noite desta quarta-feira (9), o fenômeno deve alcançar o continente. A cidade de Tampa deve ser a primeira a ser atingida pelo fenômeno, que desespera populares, autoridades e especialistas. Quem mora em áreas de risco foi recomendado a deixar suas casas e garantir mantimentos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.