Ouvindo...

Flórida, estado que receberá Furacão Milton, é o que tem mais idosos nos EUA

Segundo um estudo da Population Reference Bureau, em 2019, a Flórida tinha 20,5% da população com mais de 65 anos

Ventos do furacão fizeram bandeira dos Estados Unidos virar de cabeça para baixo.

O estado da Flórida segue apreensivo em relação ao Furacão Milton, que tem categoria 5 - a mais alta da escala. Além da força do furacão, há outro dado que preocupa: o estado é o que tem a maior população idosa nos Estados Unidos.

Segundo um estudo da Population Reference Bureau, em 2019, a Flórida tinha 20,5% da população com mais de 65 anos, o que corresponde a uma população de 21 milhões, sendo 1,1 milhão com mais de 80 anos.

A cidade de Tampa deve ser a primeira atingida pelo furacão. O fenômeno causa desespero em populares, autoridades e especialistas, uma vez que atingiu a categoria mais alta em pouco tempo. Ele deve chegar à Flórida nesta quarta-feira (9). A população foi orientada a deixar locais de risco e garantir mantimentos.

Leia também

Onde está o furacão Milton e qual sua rota?

Milton se tornou um furacão de categoria 1 no domingo (6), e tem se deslocado continuamente para o leste, pelo Golfo do México, após passar pela península mexicana de Yucatán. O apresentador de meteorologia da BBC, Chris Fawkes, informou que a tempestade se intensificou explosivamente em um período de 24 horas, virando rajadas de vento sustentadas de 321 km/h.

Milton foi classificado como um furacão de categoria 5 — a mais poderosa —, embora sua força tenha oscilado. Apesar de ter diminuído de intensidade nesta terça-feira (8) antes de voltar à categoria 5, as autoridades alertaram que ele poderia dobrar de tamanho antes de atingir a Flórida nesta quarta.

A previsão é de que o núcleo do furacão passe sobre o centro-oeste da Flórida, e haja uma grande maré de tempestade ao longo de uma faixa da costa do Estado antes de chegar em terra firme.

Em uma atualização na noite de terça-feira (8), o NHC informou que o furacão havia “oscilado” para o sul, levando os meteorologistas a alterar ligeiramente sua trajetória.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.