Vídeos publicados, na internet pelo Ministério da Desfesa da Ucrânia mostram que o país governado por Volodymyr Zelensky está utilizando “drones dragão” na guerra contra a Rússia, de Vladimir Putin. As armas ganharam esse nome porque os dispositivos voadores expelem uma mistura incandescente que se assemelha ao fogo que sai da boca dos dragões relatados na mitologia.
De acordo com a CNN, os drones dragão carregam uma substância química chamada termite, que já foi utilizada nas duas Guerras Mundiais. A novidade é que a munição, agora, está sendo carregada por drones.
Com mais de 200 mísseis e drones, Rússia faz o maior ataque a Ucrânia desde o início da guerra
A termite é uma mistura de pó de alumínio e óxido de ferro aquecida a temperaturas de até 2.200 °C. “Os drones de ataque são nossas asas de vingança, trazendo fogo direto do céu! Eles se tornam uma ameaça real ao inimigo, queimando suas posições com uma precisão que nenhuma outra arma consegue atingir”, diz um comunicado da 60ª Brigada Mecanizada da Ucrânia, destacado pela CNN.
Ainda segundo a emissora americana, a ONG Human Rights Watch ressaltou, em um relatório de 2022, que a termite pode causar queimaduras de quarto ou quinto grau, levando à morte, pois a substância é capaz de destruir, imediatamente, músculos, ligamentos, tendões, nervos e até ossos.