Uma aeronave da
Conforme Kittipong Kittikachorn, gerente-geral do Aeroporto de Suvarnabhumi, as prováveis causas da morte da vítima de 73 anos foi um ataque cardíaco. Outras sete pessoas estão em estado grave,
Em entrevista à Itatiaia, o coordenador dos cursos de aviação do Centro Universitário Una, Kerley Oliveira deu detalhes sobre o que são essas turbulências severas e quais fatores podem provocá-las. “Na verdade, as turbulências são uma espécie de anomalia que acontece na camada de ar na qual a aeronave está voando. [...] Por exemplo, se há um ar mais rarefeito, é como se o carro estivesse em uma estrada com asfalto lisinho e de repente tem um buraco e o carro dá aquela chacoalhada, é a mesma coisa. Só que lá em cima, é uma anomalia naquela camada de ar, uma baixa pressão”, esclarece.
Oliveira acrescenta que a temperatura também pode interferir na ocorrência ou não de turbulências. “Por exemplo, de 12h até umas 15h, quando o ar está mais quente, é mais comum acontecer essa anomalia”.
Turbulências podem causar acidentes aéreos?
Conforme o professor, é muito raro que aviões se acidentem em turbulências. “O avião não vai cair por causa de uma turbulência, a probabilidade disso é extremamente baixa. Porém, com esse balançar da aeronave, se o passageiro não estiver com o cinto afivelado, ele pode se machucar”, esclarece.
O conselho de Oliveira é que os passageiros sempre mantenham o cinto de segurança afivelado e ajustado ao corpo, porque se caso acontecer o fenômeno, eles estarão presos ao assento. “O que normalmente, as companhias aéreas fazem é explicar ao passageiro os procedimentos se segurança. É importante que os passageiros tenham essa responsabilidade de seguir essas orientações”, alerta.
Em casos incidentes com vítimas durante o voo, o que deve ser feito?
Em casos como o que aconteceu durante o voo da Singapore Airlines, os comissários são os responsáveis por avaliar se os passageiros se machucaram e qual a gravidade dos ferimentos. “Se for uma situação muito crítica, o comandante da aeronave vai definir se faz ou não um pouso para o passageiro ser atendido. Nesses casos, ele, inclusive, avisa ao aeroporto de destino se necessita de um apoio médico na chegada”, afirma.
O que acontece com um avião em uma turbulência severa?
“Ele vai balançar. Mas muito raramente teremos algum problema estrutural e uma aeronave por causa de uma turbulência”, tranquiliza Oliveira. De acordo com ele, os projetos das aeronaves são muito seguros, e, além disso, são feitos muitos testes nos aviões para assegurar que eles resistem a condições adversas.
Tem como prevenir turbulências?
“Como a turbulência é um fenômeno natural, não tem como ela deixar de existir. Além disso, é muito complicado prevê-las. Se a turbulência não for uma questão meteorológica, de nuvens pesadas, é muito difícil do piloto conseguir ver, porque ele pode estar voando no céu limpo e, ainda, sim, ter uma turbulência”, finaliza Oliveira.