Broche de Napoleão é arrematado por valor milionário na Suíça

Preço de venda dessa joia histórica superou amplamente as expectativas da casa de leilões

Item foi leiloado nesta quarta-feira (12) pelo valor recorde de 3,79 milhões de euros

Um broche ornamentado com diamantes que pertenceu a Napoleão Bonaparte e que foi recuperado pelo exército prussiano em Waterloo foi leiloado nesta quarta-feira (12) pelo valor recorde de 3,79 milhões de euros (R$ 23,2 milhões, na cotação atual) em Genebra, na Suíça, anunciou a casa Sotheby’s.

Leia também

O preço de venda dessa joia histórica superou amplamente as expectativas da casa de leilões, que havia estimado o seu valor em entre 130 mil e 220 mil euros (entre 797 mil e 1,35 milhão de reais).

O broche fazia parte dos pertences pessoais que o imperador teve que deixar em sua fuga pela planície de Waterloo, perto de Bruxelas, diante dos soldados britânicos e prussianos, depois da famosa batalha que sacramentou sua queda.

A joia circular, com aproximadamente 45 mm de diâmetro, apresenta um grande diamante de 13,04 quilates no centro, rodeado por quase uma centena de diamantes de lapidação antiga de formatos e tamanhos variados, dispostos em duas fileiras concêntricas.

A peça, única no mundo, foi criada para Napoleão por volta de 1810, “provavelmente para decorar seu chapéu bicorne em ocasiões especiais”, detalhou a Sotheby’s.

Depois, a joia foi entregue ao rei de Prússia, Frederico Guilherme III, como troféu de guerra em 21 de junho de 1815, três dias depois da batalha de Waterloo.

Com informações de AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...