Ouvindo...

Após ataques, Israel fecha espaço aéreo até às 5h30, do horário local

Ministro dos transportes anunciou que espaço aéreo ficará fechado das 23h30 às 5h30, no horário local; estimativa é que mísseis iranianos alcancem o país na madrugada

Plataforma de monitoramento de voos mostra que já não mais aviões sobrevoando Israel

Israel confirmou que fechou o seu espaço aéreo das 23h30 (17h30, no horário de Brasília) até às 5h30 (02h30, no horário de Brasília). O anuncio foi feito pelo ministro dos transportes Razzak al-Saadawi à agência de notícias estatal INA. “O espaço aéreo do Iraque foi fechado e o tráfego aéreo foi interrompido”, disse.

Além de Israel, o Líbano, Jordânia e Iraque também fecharam seus espaços aéreos. Pela plataforma FlightRadar24, que monitora os voos pelo mundo, é possível ver que já não há mais nenhuma aeronave nos céus israelenses.

No início da noite deste sábado (13), Israel anunciou que estava sob ataque de drones iranianos. Israel afirmou estar trabalhando em conjunto com os Estados Unidos para “interceptar” os drones iranianos.

Leia também

Ataque durará várias horas

Os Estados Unidos disseram que o ataque deve durar “várias horas”. Isso acontece porque os veículos não tripulados podem demorar algumas horas até chegar ao território israelense.

"É provável que este ataque se desenrole ao longo de várias horas”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, em um comunicado, acrescentando que “os Estados Unidos estarão com o povo de Israel e apoiarão sua defesa contra essas ameaças do Irã".

Se não forem interceptados, os drones lançados pelo Irã neste sábado, 13, devem chegar aos alvos em Israel por volta das 2 horas no horário local do domingo (20 horas em Brasília, no ainda neste sábado), segundo relato de múltiplos veículos na imprensa israelense com base em fontes.

Irã confirma ataque

De acordo com o jornal Times of Israel, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), o pelotão de elite do exército iraniano, emitiu um comunicado confirmando o ataque a Israel.

Segundo o IRGC, os drones são uma resposta a um ataque promovido pelas forças armadas de Israel, que destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no início deste mês. Na ocasião, membros do grupo iraniano foram mortos, incluindo dois generais.

*Com informação de agências


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.