Ouvindo...

EUA reitera apoia a Israel e diz que ataque pode durar ‘várias horas’

Veículos não tripulados podem demorar horas até chegar a Israel; ataque é resposta a bombardeio israelense ao consulado do Irã, na Síria

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país tem se preparado para um ataque do Irã há anos

O ataque com drones lançado pelo Irã contra Israel neste sábado (13) provavelmente durará “várias horas”, afirmou a Casa Branca, que prometeu apoiar Israel. Isso acontece porque os veículos não tripulados podem demorar algumas horas até chegar ao território israelense.

"É provável que este ataque se desenrole ao longo de várias horas”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, em um comunicado, acrescentando que “os Estados Unidos estarão com o povo de Israel e apoiarão sua defesa contra essas ameaças do Irã".

As Forças Armadas de Israel afirmaram que estão em “alerta máximo” para qualquer ameaça. O porta-voz do Exército israelense para a imprensa árabe, Avichay Adraee, assegurou que os militares estão implementando medidas previamente planejadas para esse tipo de situação.

As ações incluem o fechamento do espaço aéreo israelense e a suspensão de serviços de GPS em regiões do país. “Estamos monitorando a ameaça no espaço aéreo”, reiterou em comunicado.

Mais cedo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país tem se preparado para um ataque do Irã há anos, mas principalmente nas última semanas. Em vídeo publicado nas redes sociais, o premiê assegurou que o sistema de defesa está a postos para qualquer cenário que eventualmente surgir.

Leia também

Irã confirma ataque

De acordo com o jornal Times of Israel, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), o pelotão de elite do exército iraniano, emitiu um comunicado confirmando o ataque a Israel.

Segundo o IRGC, os drones são uma resposta a um ataque promovido pelas forças armadas de Israel, que destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no início deste mês. Na ocasião, membros do grupo iraniano foram mortos, incluindo dois generais.

*Com informações da AFP


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.