Ouvindo...

Entenda por que o arranha-céu mais alto de Taiwan não foi afetado pelo terremoto

No momento do terremoto desta quarta (4), o prédio ficou praticamente imóvel, em comparação a outras edificações

Taipei 101 é o arranha-céu mais alto de Taiwan

Ver resumo
  • O terremoto teve magnitude de 7,5, segundo a Agência Meteorológica do Japão
  • Segundo autoridades, mais de 600 pessoas ficaram presas nos escombros
  • Até o momento, 10 pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas
  • Esse foi o maior terremoto registrado em Taiwan nos últimos 25 anos

Em conversa com a Itatiaia, a professora de Geografia Natália Maranha afirmou que prédios em países como Japão e Taiwan, que têm terremotos frequentes, têm estruturas diferenciadas a fim de diminuir o impacto desses fenômenos. Esse é o caso do Taipei 101, o arranha-céu mais alto de Taiwan.

Apesar de mais de 100 edificações sofrerem quedas devido ao terremoto de 7,5 graus de magnitude que atingiu Taiwan, o Taipei 101 não sofreu nenhum problema. Isso devido a um grande pêndulo amarelo que fica no centro do prédio, que ajudou a absorver o impacto.

Segundo o jornal Washington Post, a esfera é conhecida como ‘amortecedor de massa sintonizada’ e fica suspensa entre vários andares do topo do prédio. Ela pode ser vista pelo público, sendo, inclusive, uma atração turística bem popular.

Leia também

Durante eventos como terremotos, a esfera se move para frente e para trás e absorve a força de qualquer “oscilação violenta”. Ele pode reduzir o movimento do edifício em até 40%, segundo engenheiros.

No momento do terremoto desta quarta (4), o prédio ficou praticamente imóvel, em comparação a outras edificações. Até o momento, dez pessoas morreram e mais de 1000 ficaram feridas. Ainda são feitas buscas por 600 pessoas nos escombros.

O Taipei 101 tem, como diz o próprio nome, 101 andares, e 508 metros de altura. Além do pêndulo, o prédio tem várias outras características que aumentam a resistência durante terremotos. O local tem 380 estalecas cravadas profundamente no solo.

Terremoto em Taiwan

Um terremoto de 7,5 graus na Escala Richter foi registrado em Taiwan, e atingiu cerca de 300 mil pessoas. Dez pessoas morreram, mais de 1000 ficaram feridas e mais de 600 continuam nos escombros, segundo as autoridades. Moradores do país relataram terror durante o tremor de terras.

O epicentro do fenômeno foi no condado de Hualien. O fenômeno deixou um rastro de destruição no país, com quedas de pelo menos 100 edificações. Esse é o terremoto mais forte que atingiu Taiwan nos últimos 25 anos. Em setembro de 1999, um tremor de magnitude 7,6 matou quase 2.400 pessoas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.