Mais um dia de comemorações de Natal: essa é a premissa do Boxing Day. Na Inglaterra e em alguns outros países da Comunidade das Nações (Commonwealth), como Austrália e Canadá, o dia 26 de dezembro é um feriado comercial, com muitas promoções, e dedicado a acompanhar as partidas de futebol.
Isso porque, no final do ano, as partidas do futebol inglês são a única opção dentro das principais ligas do continente europeu. Este ano, por exemplo, cinco partidas serão disputadas na data:
- Newcastle United FC x Nottingham Forest FC (9h30)
- AFC Bournemouth x Fulham FC (12h)
- Sheffield United FC x Luton Town FC (12h)
- Burnley FX x Liverpool FC (14h30)
- Manchester United FC x Aston Villa FC (17h)
Início da tradição
A origem da celebração pode ser encontrada na Idade Média. As elites usavam o dia após o Natal para presentar seus funcionários e pessoas de classes mais baixas, depositando as doações em uma caixa, de onde vem o nome da data. Com o tempo, tradições foram incorporadas ao dia.
Os ingleses passaram a aproveitar o Boxing Day para encontrar familiares e amigos, trocar mais presentes e acompanhar as partidas de futebol. Em 1860, foi realizado o primeiro jogo como parte da tradição, entre Hallam FC e Sheffield FC.
Polêmica
Atualmente, o Boxing Day é uma das datas que reúnem as melhores promoções do ano, sendo um dia muito movimentado para o comércio nos países em que é comemorado. Como para a Black Friday, as lojas programam grandes liquidações para o dia depois do Natal. A audiência dos canais de televisão estão entre as mais altas do ano e os estádios batem recorde de público.
No entanto, a data já recebeu várias críticas, especialmente, por parte dos treinadores dos clubes de futebol. Muitos deles afirmam que o final do ano é uma maratona desgastante para os atletas, com excesso de jogos. Assim, mesmo com sua importância comercial para a Premier League, o Boxing Day não é uma unanimidade.