Ouvindo...

Expomontes 2025 chega ao fim com crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior

Sociedade Rural destaca que ampla infraestrutura colaborou para sucesso do evento

Dentre as diversas atrações musicais, Zezé Di Camargo se apresentou nesta edição do evento

A 51ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), encerrada nesse domingo (13), foi marcada pelo fortalecimento institucional e o reconhecimento nacional. Com crescimento estimado entre 10% e 12% em relação ao ano anterior, o evento reforçou o protagonismo do agronegócio no Norte de Minas e se firmou como uma das maiores exposições agropecuárias do país.

Para o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Flávio Gonçalves Oliveira, o sucesso da Expomontes 2025 foi reflexo de um trabalho planejado e da soma de esforços: “Tudo que nós planejamos, graças a Deus, deu certo. Começando pela segurança. Tivemos uma segurança enorme e o parque foi muito elogiado pela organização”. Flávio destacou ainda a ampliação da feira da agricultura familiar, que passou de 40 para 60 estandes, e a expansão da praça de alimentação: “de 80 passamos para 400 assentos, e ainda assim houve momentos em que estava completamente lotada”.

Segundo o diretor financeiro da Sociedade Rural, Osvaldo Miranda Júnior, o volume de negócios também foi destaque. “Tivemos um crescimento significativo. O faturamento nos leilões deve ultrapassar R$18 milhões, com a venda de 6 a 7 mil cabeças de gado comercial. Em quatro leilões de touros, a média superou R$20 mil, acima da média nacional”. Ele também enfatizou a satisfação dos produtores com os preços alcançados.

Leilão de vacas, bezerros e touros é um dos momentos mais aguardados na Expomontes

Um dos marcos deste ano foi a realização da “Caravana do Agro Exportador”, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária. O evento discutiu estratégias para ampliar a presença internacional dos produtos do Norte de Minas. “A sociedade rural sempre esteve preocupada em abrir novos mercados. Recebemos adidos internacionais e colocamos em pauta alternativas para o agro da nossa região crescer além das fronteiras”, ressaltou Flávio Oliveira.

A parceria com instituições como EPAMIG, SENAR e o Sindicato Rural também contribuiu para a programação técnica da feira, que recebeu mais de 40 mil visitantes e cerca de 4 mil crianças por meio de agendamento escolar. “Queremos mostrar desde cedo para as crianças como funciona a produção agrícola e pecuária”, disse o presidente.

Autoridades, produtores, instituições financeiras e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária compareceram ao evento

Na área de entretenimento, a Cia Promoções, organizadora da programação artística, também celebrou os resultados. Thiago Rezende Silveira, diretor da empresa, classificou a Expomontes como “a maior festa agropecuária de Minas Gerais”, e anunciou que o show da dupla Jorge & Mateus, adiado por questões médicas do cantor Mateus, será realizado em 24 de agosto. “Ficamos felizes com o novo formato, com a reestruturação da pista, front stage e camarotes, que tornou a festa mais democrática. A programação agradou a todos: sertanejo, pagode, arrocha, música gospel, católica e atrações infantis”, afirmou.

Durante a Expomontes, grandes nomes da música passaram pelo palco principal, incluindo Natanzinho Lima, Belo, Alexandre Pires, Nattan, Léo Foguete, Luana Prada, Danilo & Davi, Zé Neto & Cristiano, Thiago Carvalho, Simone Mendes, Matheus Fernandes, Leonardo e Zezé Di Camargo. A programação ainda contou com uma Noite Católica, com Ramon & Rafael, e uma Noite Gospel, com Leandro Borges, além de atrações voltadas ao público infantil.

O evento foi espaço também para debates políticos e institucionais. Deputados federais e estaduais, representantes do Executivo e lideranças do setor agropecuário compareceram com pautas voltadas ao desenvolvimento rural e à defesa da produção ambientalmente responsável. “Precisamos de leis mais justas, que compreendam a realidade do campo. O agro que planta, cria, cuida e preserva precisa ser valorizado”, concluiu Flávio Oliveira.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.