A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 9 e 11 de setembro, uma operação nas cidades de Muriaé e Fervedouro, com foco no combate a infrações criminais e irregularidades administrativas relacionadas ao trânsito. Durante a ação, foram lavrados 184 autos de infração de trânsito, incluindo casos de motoristas sem habilitação ou com documento vencido. Também foram registrados nove autos relacionados ao transporte irregular de produtos perigosos.
Ainda segundo a PRF, duas ocorrências graves envolveram motociclistas que desobedeceram às ordens de parada e tentaram fugir da fiscalização em Muriaé.
Na primeira, um condutor acompanhado da namorada tentou evadir pela BR-356, mas ao passar por uma lombada a passageira caiu e sofreu ferimentos. O motociclista seguiu em fuga, mas perdeu o controle e caiu, sendo detido em seguida.
Na segunda, outra moto com dois ocupantes colidiu de frente contra um carro após tentativa de fuga. O SAMU atendeu as vítimas das duas situações e as encaminhou ao Hospital São Paulo. As motocicletas foram apreendidas e os condutores vão responder por desobediência, dirigir sem CNH gerando perigo de dano e lesão corporal.
No final da operação, 50 veículos foram encaminhados para os pátios credenciados da Coordenadoria Estadual de Trânsito por problemas de licenciamento, mau estado de conservação ou restrição judicial de circulação. Nove pessoas foram detidas.