Ouvindo...

Operação combate extração ilegal de areia em Rio Preto (MG)

Dois locais foram fiscalizados e autuados; investigações continuam

A Polícia Federal deflagrou uma operação para combater a mineração ilegal de areia no leito do Rio Preto, na cidade de mesmo nome, na Zona da Mata, nesta terça-feira (9) e quarta (10). A ação contou com o apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins/Inama) e da Polícia Militar Ambiental.

Durante a operação, foram fiscalizados dois pontos distintos utilizados para a extração do mineral. Dois autos de infração foram lavrados, mas o valor das multas ainda não foi informado.

De acordo com a corporação, a extração ilegal de areia provoca sérios danos ambientais, como a alteração do curso natural dos rios, erosão das margens e comprometimento da fauna e flora aquáticas.

As investigações continuam, e novas ações estão previstas para ampliar a fiscalização e responsabilizar aqueles que atuam de forma clandestina na região.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.