A Polícia Federal deflagrou uma operação para combater a mineração ilegal de areia no leito do Rio Preto, na cidade de mesmo nome, na Zona da Mata, nesta terça-feira (9) e quarta (10). A ação contou com o apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins/Inama) e da Polícia Militar Ambiental.
Durante a operação, foram fiscalizados dois pontos distintos utilizados para a extração do mineral. Dois autos de infração foram lavrados, mas o valor das multas ainda não foi informado.
De acordo com a corporação, a extração ilegal de areia provoca sérios danos ambientais, como a alteração do curso natural dos rios, erosão das margens e comprometimento da fauna e flora aquáticas.
As investigações continuam, e novas ações estão previstas para ampliar a fiscalização e responsabilizar aqueles que atuam de forma clandestina na região.
Leia também
Polícia Federal faz operação contra tráfico e eletrônicos em SP e MG PF fiscaliza estabelecimentos de Juiz de Fora durante Operação Higeia Polícias Federal e de Meio Ambiente deflagram operação em Juiz de Fora Polícia Federal de Juiz de Fora investiga tentativa de fraude bancária Estrangeiros são presos por uso de documentos falsos em Juiz de Fora