Ouvindo...

Polícia Federal faz operação contra tráfico e eletrônicos em SP e MG

As ações ocorreram em Juiz de Fora, Belo Horizonte e Lagoa Santa

A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram, na manhã desta quinta-feira (4), cinco mandados de busca e apreensão em operação contra o tráfico internacional de drogas e descaminho. As ações ocorreram em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Lagoa Santa e São Paulo.

A investigação começou em 29 de maio de 2024, quando foi apreendida uma carga vinda de Miami (EUA) com cerca de 200 kg de haxixe e eletrônicos avaliados em aproximadamente R$ 25 milhões.

De acordo com a PF, uma empresa “fantasma” seria responsável pela importação irregular por meio de falsas declarações à Receita, permitindo a entrada da carga pelo Terminal de Cargas do Aeroporto da Zona da Mata (Goianá). Há indícios de que um funcionário da empresa gestora do terminal tenha colaborado para a liberação antes da autorização da aduana.

Os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e descaminho.

A Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata informou em nota que pauta a atuação pelos mais elevados padrões de ética, integridade e conformidade. Além disso, adota rigorosos procedimentos internos de controle e segurança, reafirmando seu compromisso com a legalidade e com a estrita observância das normas aplicáveis. Reitera, ainda, que está colaborando com as autoridades competentes em todas as etapas da investigação, tendo apresentado todos esclarecimentos e documentos requisitados pelas autoridades.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.