A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram, na manhã desta quinta-feira (4), cinco mandados de busca e apreensão em operação contra o tráfico internacional de drogas e descaminho. As ações ocorreram em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Lagoa Santa e São Paulo.
A investigação começou em 29 de maio de 2024, quando foi apreendida uma carga vinda de Miami (EUA) com cerca de 200 kg de haxixe e eletrônicos avaliados em aproximadamente R$ 25 milhões.
De acordo com a PF, uma empresa “fantasma” seria responsável pela importação irregular por meio de falsas declarações à Receita, permitindo a entrada da carga pelo Terminal de Cargas do Aeroporto da Zona da Mata (Goianá). Há indícios de que um funcionário da empresa gestora do terminal tenha colaborado para a liberação antes da autorização da aduana.
Os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e descaminho.
A Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata informou em nota que pauta a atuação pelos mais elevados padrões de ética, integridade e conformidade. Além disso, adota rigorosos procedimentos internos de controle e segurança, reafirmando seu compromisso com a legalidade e com a estrita observância das normas aplicáveis. Reitera, ainda, que está colaborando com as autoridades competentes em todas as etapas da investigação, tendo apresentado todos esclarecimentos e documentos requisitados pelas autoridades.
Leia também
PF fiscaliza estabelecimentos de Juiz de Fora durante Operação Higei aPolícias Federal e de Meio Ambiente deflagram operação em Juiz de Fora Polícia Federal de Juiz de Fora investiga tentativa de fraude bancári aEstrangeiros são presos por uso de documentos falsos em Juiz de Fora