Moradores afetados pela chuva extrema em Juiz de Fora terão direito a Saque Calamidade

Medida foi divulgada pela Prefeita. Confira como solicitar o benefício anunciado nessa terça (23)

As vítimas atingidas pelas chuvas em Juiz de Fora terão direito ao Saque Calamidade, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A cidade está em situação de emergência desde 16 de dezembro devido as ocorrências causadas pela chuva, a Defesa Civil de Juiz de Fora estima cerca de 5 mil afetados.

O benefício, concedido pela Caixa, foi confirmado pela prefeita Margarida Salomão nas redes sociais nesta terça (23). A solicitação poderá ser feita por meio do aplicativo FGTS e contempla os moradores afetados pelas enchentes ocorridas no início do mês.

O saque poderá ser realizado pelas pessoas que moram nas regiões definidas no decreto de emergência . O saque junto a Caixa, poderá ter o valor de até R$ 6.222 do Fundo de Garantia, o chamado Saque Calamidade.

Além disso, a Caixa também vai oferecer uma pausa nos contratos habitacionais, com a suspensão, por seis meses, do pagamento das parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor.

Os moradores atingidos poderão solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de requerer condições especiais de pagamento junto à Cesama.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prazo para solicitação do Saque Calamidade se encerra em 18 de março de 2026, sem previsão legal de prorrogação.

A orientação é que o pedido seja realizado exclusivamente pelo aplicativo FGTS, na opção “Saque FGTS Digital – Solicitação de Saque Calamidade”, com a indicação da conta bancária para crédito do valor.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Ouvindo...