As vítimas atingidas pelas chuvas em Juiz de Fora terão direito ao Saque Calamidade, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A cidade está em
O benefício, concedido pela Caixa, foi confirmado pela prefeita Margarida Salomão nas redes sociais nesta terça (23). A solicitação poderá ser feita por meio do aplicativo FGTS e contempla os moradores afetados pelas enchentes ocorridas no início do mês.
O saque poderá ser realizado pelas pessoas que moram nas regiões definidas no decreto de emergência
Além disso, a Caixa também vai oferecer uma pausa nos contratos habitacionais, com a suspensão, por seis meses, do pagamento das parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor.
Os moradores atingidos poderão solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de requerer condições especiais de pagamento junto à Cesama.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o prazo para solicitação do Saque Calamidade se encerra em 18 de março de 2026, sem previsão legal de prorrogação.
A orientação é que o pedido seja realizado exclusivamente pelo aplicativo FGTS, na opção “Saque FGTS Digital – Solicitação de Saque Calamidade”, com a indicação da conta bancária para crédito do valor.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Campanhas arrecadam donativos para atingidos pela chuva em Juiz de Fora Paróquia do Linhares realiza campanha de arrecadação de doações em Juiz de Fora Defesa Civil registra quase 140 ocorrências após chuva em Juiz de Fora Chuva: Minas tem quatro alertas do Inmet ao mesmo tempo; veja regiões Defesa Civil prorroga alerta de chuvas intensas em Juiz de Fora