Prefeita Margarida Salomão decreta situação de emergência em Juiz de Fora

Decreto, que vale por 90 dias, é consequência das chuvas extremas que atingiram a cidade nessa segunda (15) e da possibilidade de novas ocorrências até o fim da semana.

Limpeza dos danos causados pela chuva em Juiz de Fora

A Prefeita Margarida Salomão (PT) declarou situação de emergência em Juiz de Fora. O motivo foi a chuva extrema registrada nesta segunda-feira (15), que causou danos em várias regiões e um número ainda não divulgado de desalojados e desabrigados.

De acordo com o Executivo, o decreto Nº 17.593 tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução do cenário.

Está autorizada a mobilização de todos os setores municipais para atuação integrada nas ações de resposta, assistência à população atingida, reabilitação e reconstrução das áreas afetadas, conforme o Plano de Contingência Municipal, que se encontra em nível máximo de alerta.

Entre as medidas adotadas, o decreto prevê a isenção do pagamento do IPTU no exercício de 2026 para imóveis comprovadamente atingidos por enchentes ou alagamentos, conforme avaliação da Defesa Civil e nos termos da legislação municipal.

A publicação também autoriza, de forma excepcional e temporária, que a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realize a cobrança das tarifas de água e esgoto com base na média de consumo dos últimos 12 meses para os imóveis afetados, considerando o aumento do uso de água para limpeza e recuperação dos danos.

A Prefeitura também informou que segue o monitoramento e as equipes estão mobilizadas para atendimento. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Ouça a matéria

Chuvas extremas

A Prefeitura reiterou que o volume das chuvas que atingiram a cidade foi considerado extremo. Os registros superiores a 100 milímetros em apenas 1h equivalem a cerca de um terço da média esperada para o mês de dezembro pela média climatológica (310,4 mm).

De acordo com a Defesa Civil, estudos de intensidade, duração e frequência (IDF) indicam que um temporal desta magnitude ocorre em média uma vez a cada 143 anos.

Em menos de 24h, a Defesa Civil registrou mais de 150 ocorrências pelo telefone de emergência 199, relacionadas diretamente ao impacto das chuvas, sobre alagamentos, inundações, deslizamentos de encostas e danos estruturais em edificações. O evento atingiu de forma generalizada, comprometendo a mobilidade urbana, a infraestrutura viária, os sistemas de drenagem, redes de esgoto e diversas habitações.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...