A Defesa Civil de Juiz de Fora registrou 137 ocorrências, de acordo com o balanço até às 14h desta terça-feira (16). Há desalojados e desabrigados, mas o balanço ainda não foi fechado pela Secretaria de Assistência Social.
Além disso, vários moradores receberam um alerta severo de risco geológico. A subsecretaria explicou que esse alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual e indica a possibilidade de movimentação de terra, dada a chuva de segunda a possível chuva prevista para terça (16).
A Subsecretaria ratifica a recomendação de cuidado para a população, procurando locais de segurança durante a chuva. Se houver trincas em edificações ou movimentações de terra, a orientação é acionar o 199.
Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata e Vertentes estão na área do
Conforme o balanço desta tarde, foram registradas as seguintes ocorrências:
- 53 alagamentos;
- 34 escorregamentos de barranco;
- 26 inundações;
- 5 desabamentos de muro de divisa;
- 4 solicitações de orientação técnica preventiva;
- 4 ocorrências de rua danificada;
- 3 desabamentos parciais de edificação;
- 3 ameaças de escorregamento de barranco;
- 2 desabamentos de muro de contenção;
- 1 ameaça de desabamento de muro de contenção;
- 1 ameaça de desabamento de muro de divisa e
- 1 ocorrência de trinca em parede.
Quase 390 raios em cerca de 2h30
De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), ao longo da segunda (15) foram registrados 387 raios em Juiz de Fora sendo que 385, a grande maioria, se concentrou em um único evento que durou das 17h23 às 20h07.
Além disso, foram 160 chamados entre a noite de segunda (15) e a manhã de terça (16/12), em decorrência da forte chuva.
Os bairros com maior demanda foram Linhares, Retiro, bairro de Lourdes, Santo Antônio, Santa Rita e Bonfim. Segundo a Cemig, mesmo com a intensidade da chuva, as ocorrências por falta de energia foram pontuais e não foram registrados grandes blocos de clientes desligados.
Assistência Social
Segundo a Secretaria de Assistência Social, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que estão atuando diretamente na questão da chuva são o Cras Leste Linhares e Cras Leste Vitorino Braga.
As equipes atendem dentro das sedes ou acompanhando a Defesa Civil nas vistorias. Neste momento, a Secretaria está distribuindo cestas básicas, avaliando auxílio-moradia e orientando sobre a retirada da 2ª via de documentos para quem perdeu durante a chuva.
📲 https://t.co/fApudEVpNg
— Rádio FM Itatiaia / Juiz de Fora (@ItatiaiaJF) December 16, 2025
📹 PJF / Divulgação#itatiaia #itasat #itatiaiajf #juizdefora #zonadamata #chuva #defesacivil #cemig #secretariadeassistenciasocial pic.twitter.com/6pQKycPCUE
Reparos em andamento
Na Rua Professor Francisco Faria, entre os bairros Manoel Honório e Bairu, equipes da Secretaria de Obras concluíram a desobstrução do córrego Matirumbide, onde foi registrada uma grande erosão. Conforme a pasta, a medida era importante para evitar eventuais acúmulos de água durante a ocorrência de chuvas de grande porte.
No Bairro Vitorino Braga, equipes de zeladoria de praças da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) estão junto com os servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) para a na raspagem das ruas e recolhimento desse material, para lavagem das vias.
Leia também
Paróquia do Linhares realiza campanha de arrecadação de doações em Juiz de Fora Chuva extrema: impacto no trânsito e atualização das ocorrências em Juiz de Fora Vídeo: temporal de 112 mm provoca alagamentos e destruição em Juiz de Fora