Tempo: parte da Zona da Mata está em alerta vermelho para acumulado de chuva

Inmet prorrogou os alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para Zona da Mata e do Campo das Vertentes

Chuva no centro de Juiz de Fora

Quem está na rua ou olha pela janela no início de tarde desta sexta (6) vê céu claro com nuvens em Juiz de Fora. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade e a região estão sob três alertas relativos a chuvas até domingo (8).

O mais grave é o alerta vermelho de grande perigo de acumulado de chuva divulgado, nesta sexta-feira (6). Além disso, o Inmet prolongou os alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

Em caso de emergência, Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros no 193.

Acumulado de chuva

A previsão é de volume superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Existe grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em municípios com áreas de risco.

O alerta, que segue até às 23h59 de domingo (8), abrange municípios como Juiz de Fora, Matias Barbosa, Bicas, Mar de Espanha, Além Paraíba, Lima Duarte, Recreio, Arantina, Belmiro Braga, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Guarará, Maripá de Minas, Olaria, Pirapetinga, Rochedo de Minas, Rio Preto, Santo Antônio do Aventureiro, São João Nepomuceno, Simão Pereira, Volta Grande, entre outras.

Chuvas intensas

Os avisos laranja, de perigo, e amarelo, de perigo potencial, de chuvas intensas para cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes agora termina às 10h de domingo (8). O volume de chuva varia entre 20 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Neste caso, há risco de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A orientação é não estacionar ou se abrigar em locais perto de torres de transmissão e placas de propaganda. E desligar aparelhos elétricos ou quadro geral de energia.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Ouvindo...