Belo Horizonte
Itatiaia

Homem é condenado a mais de 43 anos de prisão por feminicídio em Juiz de Fora

Crime ocorreu em janeiro de 2025 no Bairro Sagrado Coração. Vítima foi asfixiada e esfaqueada 24 vezes, com tamanha violência que faca quebrou, segundo os autos. Cabe recurso, mas réu permanecerá preso.

Por, Juiz de Fora
Renata Caldeira/TJMG

O réu Ulissis Marques Caetano foi condenado a 43 anos, sete meses e 15 dias de reclusão em regime inicialmente fechado pelo feminicídio da companheira em Juiz de Fora.

A vítima foi asfixiada e morta com 24 facadas em janeiro do ano passado, no Bairro Sagrado Coração. Segundo os autos, o condenado matou a vítima em contexto de violência doméstica e familiar.

De acordo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o motivo foi o inconformismo do réu com o fim do relacionamento e por uma suposta traição. A força empregada nos golpes fez a faca quebrar. O suspeito foi localizado escondido embaixo da cama e preso em flagrante.

A sentença foi proferida nesta nesta quinta-feira (23) no Tribunal do Júri da Comarca, pela juíza Joyce Souza de Paula, após o Conselho de Sentença reconhecer a autoria e a materialidade do crime.

Cabe recurso. No entanto, a magistrada negou o pedido do réu de recorrer em liberdade. A Itatiaia tenta contato com a defesa. O espaço segue aberto.

Réu agiu de forma fria, destacou Promotoria

O Conselho de Sentença rejeitou as teses da defesa, entre elas, o reconhecimento de crime privilegiado sob o argumento de violenta emoção. Os jurados reconheceram o argumento defendido pela Promotoria de que o réu agiu de forma fria e calculista, tentando inclusive alterar a cena do crime, concluindo que houve crime doloso contra a vida, devendo ser enquadrado em feminicídio praticado em contexto de violência doméstica.

Na dosimetria da pena, a magistrada considerou três circunstâncias judiciais desfavoráveis ao réu: culpabilidade acentuada, motivos e circunstâncias do crime. Além disso, foram considerados agravantes que o crime foi praticado por asfixia e a vítima era mãe e responsável por uma criança.

 

Suspeito escondido debaixo da cama

Como a Itatiaia divulgou, a tia da vítima relatou que estava com o filho dela e mandou uma mensagem, mas percebeu que ela respondeu forma estranha e diferente do habitual.

A familiar foi até a casa da mulher para levar a criança e encontrou a porta fechada. Ela tocou a campainha, mas ninguém atendeu.

Diante da situação, a tia acionou um chaveiro e o subsíndico do condomínio para abrir a porta. No primeiro momento, ninguém foi encontrado, até que localizaram o corpo da vítima.

De acordo com o documento policial, uma testemunha ouviu gritos de socorro, mas como não soube identificar de onde vinha, não conseguiu tomar alguma atitude.

Conforme a ocorrência, a vítima morava no local com o filho e com o namorado, com quem tinha discussão de forma constante. Com as informações disponíveis, a Polícia Militar realizou buscas e encontrou o suspeito escondido debaixo da cama em um dos quartos do imóvel.

Ele alegou que descobriu uma traição da ex-companheira e a questionou. Segundo ele, os ânimos ficaram acalorados e ela pegou uma faca para atingir ele. Para se defender, ele desarmou a mulher e, em ato instintivo, a esfaqueou, confessando o crime.

A faca utilizada no crime foi localizada no lixo do condomínio e foi apreendida.

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.