Juiz de Fora registrou nessa segunda feira (15), cerca de 110mm de chuva em apenas 1h, o equivalente a quase 30% da expectativa de todo o mês de dezembro. O alerta para precipitações intensas foi prorrogado até a próxima sexta-feira (19).
Conforme a Defesa Civil, cerca de 88 ocorrências foram registradas. As regiões mais afetadas foram a Zona Leste, com 31 e a Zona Sudeste, com seis, assim como a região Central. A maioria delas foi relacionada aos alagamentos (32). De acordo com Gabriel Felipe Iranço Martins da Silva, assessor da Defesa Civil, a maior parte delas já foram atendidas e outras seguem sob atuação.
O órgão segue monitorando a cidade em tempo real através da Sala de Situação e orienta que a população evite áreas com histórico de alagamentos e permaneça atenta a sinais que possam indicar risco de deslizamentos, como trincas, rachaduras, deformações em estruturas e dificuldade para abrir portas e janelas.
Volume ‘extremo’, explica Defesa Civil
Segundo a Defesa Civil, um acumulado de instabilidade pode explicar a intensidade pluviosa.
A região de Juiz de Fora contava com acumulados ao seu redor, que podem ser a explicação para o registro de segunda, conforme Gabriel Felipe Iranço Martins da Silva, assessor da Defesa Civil “como tínhamos muitas instabilidades na proximidade de Juiz de fora, elas se fundiram em cima do município. Isso ocasionou chuvas de elevadas intensidades na região central e leste”.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira