Ouvindo...

Mineira tem pedido de retomada do sobrenome do ex-marido negado na Justiça

Tribunal de Justiça confirmou decisão da Comarca de Juiz de Fora

A Justiça rejeitou o pedido de uma mulher para retomar o sobrenome do ex-marido. A 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Juiz de Fora.

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. De acordo com o Tribunal, a mulher pleiteou a reincorporação, alegando que seguiu assinando o nome de casada por 30 anos após o divórcio.

A autora argumentou que não percebeu que fora deferida a alteração para retomar o nome de origem. Ela só descobriu a mudança recentemente, ao pedir a renovação do documento de identidade.

Solicitação não é completada na legislação vigente, analisa desembargador

Em primeira instância, o pedido não foi aceito. Por isso, a defesa recorreu ao TJMG.

O relator, desembargador Adriano de Mesquita Carneiro, rejeitou o pedido. O magistrado entendeu que “a simples alegação de arrependimento posterior ou mesmo engano, mesmo que respeitável no plano pessoal, não se qualifica como motivação suficiente à luz do regime legal vigente”.

Ainda conforme o desembargador, “o uso prolongado do nome de casada pela apelante, por mais de 30 anos após a dissolução da sociedade conjugal, não possui força jurídica para afastar a manifestação de vontade regularmente expressa no acordo de separação, por meio do qual se operou a alteração do nome para o de solteira”.

Os desembargadores José Eustáquio Lucas Pereira e Marcelo de Oliveira Milagres acompanharam o voto do relator.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.