Ouvindo...

Justiça determina soltura de torcedor preso por injúria racial em Juiz de Fora

Idoso apontado como autor das ofensas por integrantes do Montes Claros teve prisão em flagrante confirmada. Caso foi registrado durante jogo contra JF Vôlei pelo Campeonato Mineiro.

Jogadores do Montes Claros denunciaram torcedor por injúria racial no confronto contra o JF Vôlei Foto JFTV Câmara Reprodução.jpg

Está em liberdade provisória o idoso de 68 anos que foi preso após ser apontado como autor de injúrias raciais contra integrantes da delegação do Montes Claros Vôlei.

Como a Itatiaia divulgou, a ocorrência foi registrada no sábado (4), durante a partida contra o JF Vôlei pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos. Os dois times emitiram notas públicas de repúdio ao comportamento do torcedor.

Na decisão deste domingo (5), o juiz da Vara Plantonista da Microrregião XXV, Daniel Reche da Motta homologou o auto de prisão em flagrantes e destacou que o autor deve cumprir medidas cautelares.

Ele determinou que o processo seja distribuído para tramitação regular na comarca de Juiz de Fora. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o caso foi remetido para a 3ª Vara Criminal.

A Itatiaia tenta contato com a defesa do suspeito. O espaço segue aberto.

“Inexistência de elementos que justificassem prisão preventiva”, informa decisão

O juiz Daniel Reche da Motta considerou que o idoso era um “autuado primário, portador de bons antecedentes criminais”, conforme os documentos integrantes dos autos. E que não havia indícios de que a liberdade dele coloque “em risco a ordem pública, econômica ou que ele venha a embaraçar a instituição criminal e inviabilizar a aplicação da Lei Penal”.

Segundo a decisão, o Ministério Público concordou com a inexistência de elementos que justificassem a prisão preventiva. As medidas cautelares imposta ao idoso foram:

  • comparecimento periódico a juízo conforme a solicitação;
  • proibição de se ausentar da comarca até o fim da instrução processual, exceto com autorização judicial e
  • proibição de manter contato com vítimas e testemunhas.

A decisão reitera que, em caso de descumprimento, o idoso está sujeito à decretação da prisão preventiva.

Partida paralisada no terceiro set

No terceiro set do confronto entre JF Vôlei e Montes Claros, válida pelo Campeonato Mineiro de Vôlei, o jogo foi paralisado após membros da delegação do time visitante denunciarem que um dos 1.133 torcedores presentes proferiu ofensas raciais.

A partir das indicações deles, o suspeito foi identificado e retirado do ginásio pela segurança. O idoso de 68 anos foi encaminhado pela Polícia Militar à Delegacia de Plantão, onde foi ratificada a prisão em flagrante. Em seguida, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Em resposta à Itatiaia, a Secretaria de Segurança Pública e Justiça (Sejusp) informou que o homem foi solto no domingo, por determinação judicial.

Campeonato Mineiro

A partida terminou 3 x 2 sets para o JF Vôlei. Mesmo com a vitória, a equipe terminou em 5º lugar e não avançou à fase final do Estadual.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.