Está em liberdade provisória o idoso de 68 anos que foi preso após ser apontado como autor de injúrias raciais contra integrantes da delegação do Montes Claros Vôlei.
Como a Itatiaia divulgou, a ocorrência foi registrada no sábado (4), durante a partida contra o JF Vôlei pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos. Os dois times emitiram
Na decisão deste domingo (5), o juiz da Vara Plantonista da Microrregião XXV, Daniel Reche da Motta homologou o auto de prisão em flagrantes e destacou que o autor deve cumprir medidas cautelares.
Ele determinou que o processo seja distribuído para tramitação regular na comarca de Juiz de Fora. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o caso foi remetido para a 3ª Vara Criminal.
A Itatiaia tenta contato com a defesa do suspeito. O espaço segue aberto.
“Inexistência de elementos que justificassem prisão preventiva”, informa decisão
O juiz Daniel Reche da Motta considerou que o idoso era um “autuado primário, portador de bons antecedentes criminais”, conforme os documentos integrantes dos autos. E que não havia indícios de que a liberdade dele coloque “em risco a ordem pública, econômica ou que ele venha a embaraçar a instituição criminal e inviabilizar a aplicação da Lei Penal”.
Segundo a decisão, o Ministério Público concordou com a inexistência de elementos que justificassem a prisão preventiva. As medidas cautelares imposta ao idoso foram:
- comparecimento periódico a juízo conforme a solicitação;
- proibição de se ausentar da comarca até o fim da instrução processual, exceto com autorização judicial e
- proibição de manter contato com vítimas e testemunhas.
A decisão reitera que, em caso de descumprimento, o idoso está sujeito à decretação da prisão preventiva.
Partida paralisada no terceiro set
No terceiro set do confronto entre JF Vôlei e Montes Claros, válida pelo Campeonato Mineiro de Vôlei, o jogo foi paralisado após membros da delegação do time visitante denunciarem que um dos 1.133 torcedores presentes proferiu ofensas raciais.
A partir das indicações deles, o suspeito foi identificado e retirado do ginásio pela segurança. O idoso de 68 anos foi encaminhado pela Polícia Militar à Delegacia de Plantão, onde foi ratificada a prisão em flagrante. Em seguida, ele foi encaminhado ao sistema prisional.
Em resposta à Itatiaia, a Secretaria de Segurança Pública e Justiça (Sejusp) informou que o homem foi solto no domingo, por determinação judicial.
Campeonato Mineiro
A partida terminou 3 x 2 sets para o JF Vôlei. Mesmo com a vitória, a equipe terminou em 5º lugar e não avançou à fase final do Estadual.
Leia também
Jovem é detido suspeito de assassinar o pai após desentendimento em MG Rede Sismográfica Brasileira registra tremor de 1,7 na Escala Richter em Juiz de Fora