A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) informou, neste domingo (5), que registrou um tremor de terra de magnitude preliminar calculada em 1.7 mR (Escala Richter) próximo a Juiz de Fora, no início da tarde de sábado (4).
Como a Itatiaia noticiou, o estrondo e tremor foram sentidos e relatados por
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, o abalo sísmico de baixa magnitude foi capturado pelas estações e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
“Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR.
Ainda conforme a Rede Sismográfica, antes do registro em Juiz de Fora, o caso mais recente de tremor foi em Contagem, na região Metropolitana, no dia 17 de setembro. A magnitude foi de 2.5 mR.
Susto e mobilização dos Bombeiros e da Prefeitura
Segundo os bombeiros, a corporação recebeu cerca de 20 ligações sobre a ocorrência de um estrondo acompanhado de tremor de portas e janelas dos imóveis, principalmente no Bairro Santa Luzia, no início da tarde deste sábado.
Conforme apuração da Itatiaia, Guardas Municipais que trabalhavam na feira livre do Bairro Santa Luzia também relataram o estrondo e trepidação.
As equipes da Guarda Municipal realizaram ronda de verificação nas regiões dos Bairros Santa Luzia e São Geraldo, La Rocca, em um empreendimento imobiliário na região do Graminha e até na pedreira desativada do fim da Av. Santa Luzia. No entanto, nenhuma movimentação foi encontrada nestes locais.
Os Bombeiros e a Defesa Civil realizaram uma série de vistorias na região. Nenhum dano estrutural foi identificado na região.
Leia também
‘Faça uma criança feliz': reta final da campanha da Itatiaia e Mão Amiga Torcedor é detido por injúria racial durante partida entre JF Vôlei e Montes Claros JF Summit espera injetar R$ 3 milhões na economia de Juiz de Fora