Ouvindo...

Rede Sismográfica Brasileira registra tremor de 1,7 na Escala Richter em Juiz de Fora

Abalo sísmico em bairros da Região Sul neste sábado (4) foi de ‘baixa magnitude’. Conforme autoridades, não houve danos e feridos.

Abalo sísmico foi registrado no sábado (4) em bairros da zona Sul de Juiz de Fora

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) informou, neste domingo (5), que registrou um tremor de terra de magnitude preliminar calculada em 1.7 mR (Escala Richter) próximo a Juiz de Fora, no início da tarde de sábado (4).

Como a Itatiaia noticiou, o estrondo e tremor foram sentidos e relatados por moradores e por quem estava nos bairros da região Sul. Autoridades foram mobilizadas para apurar as causas. Não houve feridos nem danos materiais.

De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, o abalo sísmico de baixa magnitude foi capturado pelas estações e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

“Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR.

Ainda conforme a Rede Sismográfica, antes do registro em Juiz de Fora, o caso mais recente de tremor foi em Contagem, na região Metropolitana, no dia 17 de setembro. A magnitude foi de 2.5 mR.

Susto e mobilização dos Bombeiros e da Prefeitura

Segundo os bombeiros, a corporação recebeu cerca de 20 ligações sobre a ocorrência de um estrondo acompanhado de tremor de portas e janelas dos imóveis, principalmente no Bairro Santa Luzia, no início da tarde deste sábado.

Conforme apuração da Itatiaia, Guardas Municipais que trabalhavam na feira livre do Bairro Santa Luzia também relataram o estrondo e trepidação.

As equipes da Guarda Municipal realizaram ronda de verificação nas regiões dos Bairros Santa Luzia e São Geraldo, La Rocca, em um empreendimento imobiliário na região do Graminha e até na pedreira desativada do fim da Av. Santa Luzia. No entanto, nenhuma movimentação foi encontrada nestes locais.

Os Bombeiros e a Defesa Civil realizaram uma série de vistorias na região. Nenhum dano estrutural foi identificado na região.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.