O juiz-forano Luiz Maurício da Silva é um dos 42 convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo para o Campeonato Mundial de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro.
O atleta de 25 anos vem colecionando bons resultados. Neste mês, ele se tornou um dos raros homens a passar a barreira dos 90 metros no lançamento de dardo. Ele conseguiu a marca de 91 metros na final no Troféu Brasil de Atletismo, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo (SP).
Dos convocados para o Mundial, foram 17 mulheres e 25 homens que fizeram os índices estabelecidos pela World Athletics ou conseguiram as vagas por pontos somados no Ranking Mundial dentro das quotas disponíveis.
A competição vai contar com 2 mil de 200 países, que vão disputar 147 medalhas em 49 eventos durante nove dias, no Estádio Nacional de Tóquio.
Luiz Maurício Dias da Silva ao lado da placa com o recorde de 91 metros no lançamento de dardo no Troféu Brasil 2025
Evolução após Paris-2024
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Luiz Maurício alcançou o melhor resultado brasileiro na modalidade, o 11º lugar com com 80.67, voltando a colocar o Brasil entre os finalistas depois de 92 anos.
Em 2025, ele alcançou 86.34 metros em maio, ao vencer o Kip Keino Classic 2025, competição válida para World Athletics Continental Tour - Gold, no Quênia. E, na primeira participação na Diamond League, estabeleceu a marca de 86.86 em 20 de junho, na etapa de Paris.
No ranking deste ano, Luiz Maurício está acima do indiano Neeraj Chopra, que foi ouro e prata nas duas últimas Olimpíadas. Os 91 metros do Troféu Brasil renderiam a medalha de prata em Paris, no ano passado.
Leia também
Luiz Maurício | Mineiro acumula recordes pelo sonho da medalha em Los Angeles 2028 ‘Crias’ do Cria da UFJF se destacam em competições nacionais e internacionais Luiz Maurício alcança 2ª melhor marca do mundo no lançamento de dardo