Atletas juiz-foranos estão comemorando os resultados em competições de atletismo nas últimas semanas. Luiz Maurício da Silva estabeleceu pela quarta vez o recorde sul-americano e foi bronze na estreia da Diamond League 2025. Também no lançamento de dardo, João Victor Ferreira foi medalha de prata e ficou em 9º no arremesso de peso nas Seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025.
Em comum, os dois fazem parte da história do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF). O projeto de extensão coordenado pelo professor Jorge Perrout oferece treinamento gratuito para adolescentes a partir dos 12 anos. Foi onde Luiz Maurício começou o caminho que o levou aos Jogos de Paris e à Diamond League.
"É importante destacar que ele é ‘cria’ da equipe de atletismo da UFJF, que desenvolve um projeto de extensão de excedente qualidade técnica e alcance social. O projeto já formol vários treinadores e professores universitários de atletismo e revelou muitos atletas”, disse Perrout à Itatiaia.
‘Cria’ olímpico
Como destacado pela Confederação Brasileira de Atletismo, em um ano, Luiz Maurício melhorou quatro vezes o recorde sul-americano no lançamento de dardo. Em 30 junho de 2024, ele alcançou 85.57 metros. Em 06 agosto de 2024, 85.91 metros. Em 31 de maio deste ano, 86.34, ao vencer o Kip Keino Classic 2025, competição válida para World Athletics Continental Tour - Gold , no Quênia. E, na
“O Luiz Maurício treinou conosco desde criança e morava no Bairro Nossa Senhora de Fátima, vizinho da Universidade. Ele vem desde lá em constante desenvolvimento: bateu o recorde sul-americano sucessivamente nas últimas competições. Foi finalista olímpico em Paris e em sua primeira participação na Diamond League ficou em terceiro lugar. Acredito que continuará evoluindo e, quem sabe, atinja a marca dos 90 metros”, destacou Perrout.
Atualmente Luiz Maurício é sargento do Exército Brasileiro e faz parte do Time Brasil de Atletismo.
‘Cria’ garantido em Natal
Quem está escrevendo capítulos vitoriosos na história recente do Cria é João Victor Ferreira, estudante o Instituto de Ciências Humanas (ICH). A medalha de prata conquistada na 5ª participação em seletiva carimbou a vaga nos Jogos Universitário Brasileiro (JUB) e ainda pode credenciá-lo a uma vaga no Mundial Universitário que será na Alemanha.
Um dos principais atletas brasileiros na categoria sub-23, além do JUB, João Victor também competir no Troféu Brasil. Ouça a matéria de Joubertt Telles.
Como ser um cria do Cria
O Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF) é o projeto de Extensão da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF para jovens de 12 a 17 anos
Para participar do projeto, basta comparecer à pista de atletismo da UFJF, no campus universitário, nos dias de treinos: segundas, quartas e sextas-feiras, às 16h.
O projeto não cobra taxas, mensalidades ou inscrição prévia.