Ouvindo...

Junho Violeta: PCMG promove evento de combate à violência contra idosos

Violência psicológica e patrimonial são os casos mais comuns que chegam à delegacia em Juiz de Fora

15 de Junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Por conta da data, o Junho Violeta é um movimento de conscientização e proteção contra a violência ao Idoso.

Em Juiz de Fora, o Núcleo de Atendimento ao Idoso funciona no 3º andar no Santa Cruz Shopping. Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, o delegado Rodolfo Rolli, que é o titular da pasta, explica que a violência psicológica supera a violência física.

“Essa violência pouco chega à delegacia, porque os familiares costumam abafar os casos”, afirma.

Outro caso muito comum são os casos de violência patrimonial, que é quando familiares se apropriam do dinheiro do idoso, ao utilizarem cartões, aplicativos e até realizarem empréstimos sem o consentimento dos idosos.

Junho Violeta terá evento no Parque Halfeld

Para celebrar o Junho Violeta e reforçar as mensagens de proteção, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Juiz de Fora promoverá um evento especial no Parque Halfeld, no dia 24 de junho, a partir das 9h.

O evento contará com uma série de serviços e atrações para a comunidade:

  • Emissão da primeira via gratuita da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
  • Vacinação contra Gripe e Covid-19.
  • Aferição de pressão arterial.
  • Apresentação da Banda do Exército.
  • Varal Solidário do Rotary Club: Distribuição de roupas e agasalhos.
  • Dicas de segurança contra golpes virtuais: Orientação sobre como evitar as armadilhas digitais mais comuns que afetam os idosos.

O evento é realizado pelo Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Juiz de Fora - Polícia Civil de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, Câmara Municipal, Abrigo Santa Helena, Unipac, Defensoria Pública, Rotary Club, Exército Brasileiro, entre outros.

Ouça a entrevista do delegado Rodrigo Rolli concedida à jornalista Désia Souza no quadro Itatiaia Entrevista.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.