Inventário do Samba será realizado neste sábado (13) em Juiz de Fora

Objetivo é levantar e registrar as diversas manifestações culturais do samba presentes no município.

O Grupo de Pesquisa HAD Patrimônio realiza o Inventário do Samba em Juiz de Fora neste sábado (13). A programação e está aberta à participação de toda a comunidade sambista local. As atividades serão das 10h às 17h, no Mercado Cultural AICE, no segundo piso do Mercado Municipal, com entrada pela Rua Dr. Paulo Frontin, 170.

De acordo com os organizadores, o objetivo é subsidiar a instrução do processo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) para reconhecimento do samba como patrimônio imaterial do estado.

O levantamento de dados referentes ao samba no município de Juiz de Fora serão em quatro etapas. A primeira, Patrimônio na Vida, é uma breve apresentação realizada pelo grupo de pesquisa aos participantes sobre os conceitos de patrimônio cultural e inventário participativo.

A segunda, Mapas de Percepção, consiste na elaboração de mapas, com o uso de cartolinas e lápis de cor, pelos participantes que indicam pessoas, lugares, comidas, práticas relacionados ao samba em Juiz de Fora.

A terceira, Análise dos Dados, é um levantamento das informações disponibilizadas nos mapas, destacando as de maior relevância para a comunidade.

E a quarta e última etapa, Preenchimento de Fichas de Inventário, consiste no fornecimento de informações específicas pelos participantes sobre os dados levantados nas etapas anteriores.

O almoço será oferecido pelo Grupo de Pesquisa. Ao final das atividades haverá uma confraternização entre os participantes.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...